Recorde as incidências da partida
A derrota de João Fonseca surgiu com os parciais de 5-7, 6-3 e 6-4, ao fim de 2 horas e 27 minutos. Agora sob maior pressão, o jovem brasileiro não iguala o seu melhor resultado no torneio caseiro: os quartos de final em 2024.
A eliminação no segundo encontro do Rio Open agrava uma fase complicada do tenista em 2026. João também foi afastado precocemente nos outros torneios disputados nesta temporada, logo nas estreias no Open da Austrália e no ATP 250 de Buenos Aires.
O algoz do brasileiro, Ignacio Buse, defrontará nos quartos de final o italiano Matteo Berrettini, que bateu o sérvio Dušan Lajović. O encontro deverá realizar-se ainda esta sexta-feira.
Reviravolta amarga
João Fonseca entrou de forma sólida e venceu um primeiro set muito equilibrado. Ambos confirmaram os respetivos serviços até ao 10.º jogo e o brasileiro só conseguiu a quebra quando o marcador estava em 5-5. Com o serviço do adversário quebrado, o carioca confirmou o seu para fazer o 1-0 no encontro.
A consistência do primeiro set desapareceu rapidamente assim que começou a segunda partida. Buse apresentou-se mais agressivo e quebrou o serviço de João no segundo jogo. Sem vacilar, o peruano não deu qualquer hipótese de recuperação ao brasileiro e fechou com 6-3. O terceiro set foi semelhante e Fonseca, com 43 erros não forçados, não conseguiu anular uma nova quebra. No final, um combativo Ignacio Buse selou o triunfo com 6-4.
