ATP: Holger Rune avança para as meias-finais em Roma após vitória sobre Djokovic

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ATP: Holger Rune avança para as meias-finais em Roma após vitória sobre Djokovic
Rune celebra o triunfo
Rune celebra o triunfo
Profimedia
Os quartos de final entre Novak Djokovic e Holger Rune foram momentaneamente interrompidos pela chuva, mas o dinamarquês venceu por 6-2, 4-6 e 6-2. O número 7 do ranking ATP está a tornar-se cada vez mais um favorito em Roland Garros.

Não sabemos se Novak Djokovic ainda estava chateado com o comportamento de Cameron Norrie na ronda anterior, mas foi a sombra do sérvio que chegou ao court central em Roma para enfrentar Holger Rune.

O dinamarquês não só acertou 30% das suas primeiras pancadas, como também lhe infligiu uma vitória por 6-2 sem qualquer hesitação. O futuro ex-número um mundial (será automaticamente destituído do seu ceptro na segunda-feira a favor de Carlos Alcaraz) cometeu alguns erros não forçados invulgares e, depois de ter sido quebrado no início pelo número 7 do ranking ATP, nunca mais conseguiu recuperar, perdendo o segundo jogo a 3-1.

Agressivo na devolução, com um 6/14 na primeira bola do seu adversário e um 5/9 na segunda, Rune ganhou 86% dos pontos após o primeiro serviço (um 6/7 real...) e 69% após o segundo. O dinamarquês só esteve em perigo no seu primeiro serviço do encontro, quando teve de salvar dois break points, mas dominou o primeiro acto.

A chuva atrasa a reviravolta de Djokovic

A 1-1 e 30-15, Djokovic perdeu uma jogada ao enviar uma direita para a rede (o seu 10.º erro não forçado de direita do encontro) e depois enviou uma bola para o meio da pista no ponto seguinte. Apesar de ter ganho o seu jogo de serviço depois de ter eliminado um break point, o sérvio esteve vários minutos à espera da chegada do fisioterapeuta. Tal como no início do torneio, engoliu um comprimido, provavelmente um analgésico.

Com o seu ritmo de primeira bola em alta, Rune parecia estar a caminho da qualificação. Mas com 3-2 e 40-30, tudo deu errado. O dinamarquês parou o ponto, certo de que a bola era fora. O árbitro desceu da sua cadeira e decidiu que a bola era boa, para grande ira do nórdico. O jovem de 20 anos ficou furioso com a decisão do árbitro, pegou numa bola longa de Djokovic e atirou-a para a rede. Em uníssono, o sérvio e o público gritaram a sua alegria. Rune ainda estava muito zangado e voltou a atacar o árbitro no intervalo de 5-2, enquanto o seu treinador, Patrick Mouratoglou, tentava acalmar o seu jogador.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O dinamarquês tem orgulho. Ganhou sete pontos seguidos: o seu jogo de serviço em branco e os três primeiros do serviço de Djokovic. O seu drop shot perfeito para liderar 0-40 depois de um longo rally colocou o set de volta no caminho certo. O segundo ponto de break foi o correcto para Rune. Dois pontos mais tarde, não ficou claro se o atraso da chuva favoreceu mais Djokovic do que Rune, uma vez que o dinamarquês perdia por 0-30 após uma dupla falta e um winner de forehand do Djoker.

O recomeço do jogo deu a resposta: Djokovic quebrou branco para vencer o segundo set por 6-4.

Um terceiro set quase perfeito

O número 1 do mundo estava de novo na mó de cima e parecia ter virado o jogo a seu favor. Mas, tal como no primeiro set, Rune quebrou logo de seguida após um erro directo de direita do sérvio. O dinamarquês perdeu a oportunidade de obter mais três pontos de break depois de ter falhado um ponto na rede após um drop shot do seu adversário. A sentença foi simplesmente adiada por alguns minutos. Djokovic envolveu-se em vários rallies a partir do fundo do court, mas quebrou sempre primeiro, dominado pela consistência de Rune, que voltou a controlar os seus nervos quando o sérvio se enervou e descarregou no árbitro, que foi definitivamente mimado pelos dois jogadores.

A liderar por 4-0, Djokovic não conseguia encontrar uma forma de contra-atacar. Rune, por outro lado, não falhou muito e até conseguiu encontrar novos apoiantes nas bancadas. O sérvio não baixou os braços e chegou a ter um break point a 5-2 e 30-40, mas um novo conjunto de trocas bolas perdido virou o jogo e, consequentemente, a partida para o dinamarquês, que venceu após uma última direita demasiado longa de Djokovic por 6-2, 4-6 e 6-2 em 2:19 horas.

Nas meias-finais de Roma, Rune vai defrontar Casper Ruud ou Francisco Cerúndolo.

Os melhores momentos do jogo
Flashscore