Recorde as incidências da partida
Sabalenka, segunda cabeça de série, precisou de uma hora e 13 minutos para derrotar Ostapenko e melhorar o seu registo contra a adversária letã, para três vitórias e nenhuma derrota.
Nas meias-finais, Sabalenka enfrentará a vencedora de Victoria Azarenka, bicampeã do Open da Austrália, e Danielle Collins, vencedora do Open de Miami deste ano, que se defrontarão mais tarde no court central.
A bielorrussa poderá então vingar-se da recente final de Madrid, que perdeu de forma dramática para a número um mundial Iga Swiatek no início deste mês.
Sabalenka nunca ganhou o Open de Itália, mas contou com a maioria do apoio no Centre Court, onde o público se levantou para felicitar o seu triunfo, que demorou pouco mais de uma hora a ser concluído.
"Com esta atmosfera inacreditável, este apoio inacreditável, estou super motivada aqui", disse Sabalenka.
"Este é o torneio de sonho para eu ganhar por causa das emoções que estou a receber de vocês e espero retribuir-vos, adoro-vos Roma", acrescentou.
Sabalenka, que venceu os dois últimos Opens da Austrália, esteve numa classe diferente da de Ostapenko, que não conseguiu fazer nada perante as pancadas ferozes da adversária.
