Reveja aqui as principais incidências da partida
Esta vitória mantém Djokovic no caminho certo como principal favorito a conquistar um inédito quinto título na capital financeira chinesa, numa altura em que outros cabeças de série já foram eliminados ou desistiram. O sérvio de 38 anos chegou a dar a sensação de que poderia não conseguir continuar quando o encontro foi para o set decisivo, vomitou mesmo no court, mas encontrou forças para quebrar por duas vezes o serviço do adversário, dez anos mais novo, no terceiro set.
"Obrigado, obrigado a todos, adoro-vos!" gritou em chinês para o público entusiasta, antes de abandonar o court quase de imediato após o final do encontro.
O campeão de 24 títulos do Grand Slam entrou bem, conseguindo uma quebra no quarto jogo, mas pouco depois foi obrigado a pedir assistência médica, depois de o tornozelo esquerdo ter deslizado ao correr para a rede. Fez uma expressão de dor enquanto era assistido pelo fisioterapeuta em campo, mas conseguiu retomar e manter o serviço no quinto jogo.
Djokovic voltou a receber tratamento durante uma pausa no segundo set e parecia cada vez mais fatigado, agachando-se frequentemente entre os pontos.
Os adeptos chineses, empunhando bandeiras da Sérvia, apoiaram-no com entusiasmo, mas Munar, 41.º do ranking, acabou por conseguir a quebra no 12.º jogo, após um erro não forçado do sérvio. Djokovic, visivelmente em sofrimento, caiu no chão e ficou estendido no court, ofegante, enquanto a sua equipa acorria em auxílio. No entanto, recompôs-se e, no terceiro set, protagonizou uma recuperação notável, quebrando o serviço no primeiro e no sétimo jogos, levando o estádio ao delírio.
Djokovic é o jogador mais bem classificado ainda em prova.
O número um mundial Carlos Alcaraz retirou-se do torneio para descansar, enquanto o segundo, terceiro e quarto classificados, Jannik Sinner, Alexander Zverev e Taylor Fritz, já foram todos eliminados.
O torneio em Xangai tem sido marcado por várias lesões, com os jogadores a enfrentarem temperaturas superiores a 30 graus Celsius e níveis de humidade acima dos 80 por cento. Sinner foi forçado a desistir no domingo, devido a cãibras extremas.
O 11.º do mundo Holger Rune, que também tem sentido dificuldades com as condições, apelou esta terça-feira às autoridades do ténis para implementarem uma política de calor em eventos como o de Xangai.
O dinamarquês está nos últimos oito depois de eliminar o francês Giovanni Mpetshi Perricard 6-4, 6-7(7), 6-3.
Zizou Bergs e Gabriel Diallo protagonizaram um duelo renhido, com o belga a triunfar num prolongado tie-break do terceiro set 3-6, 7-5, 7-6(8).