Mais

Ténis: Holger Rune cai nos quartos de final de Xangai (1-2)

Holger Rune sofreu cãibras musculares em Xangai
Holger Rune sofreu cãibras musculares em XangaiHector RETAMAL / AFP / AFP / Profimedia

Holger Rune, que sofreu cãibras musculares, despediu-se do torneio ATP Masters 1000 de Xangai após perder nos quartos de final frente a Valentin Vacherot por 6-2, 6-7, 4-6.

Recorde as incidências da partida

O monegasco Vacherot, pouco habituado a competir a este nível, tinha conseguido aceder ao quadro principal depois de ultrapassar duas rondas na fase de qualifying.

Desde então, Vacherot surpreendeu ao eliminar os números 17, 23 e 31 do mundo, todos eles cabeças de série no torneio, para chegar aos quartos de final.

No entanto, desde o início do encontro, Rune assumiu o controlo e dominou as trocas de bola a partir do fundo do court. Rune, que, tal como Vacherot, reside no Mónaco, conseguiu vários golpes vencedores e fez um break cedo após um longo jogo para se colocar a vencer por 2-1.

Vacherot não foi superado em nenhum momento, mas a experiência de Rune permitiu-lhe fechar o primeiro set por 6-2.

Ainda assim, Vacherot não permitiu que a derrota no primeiro set o afetasse mentalmente e mostrou grande força ao quebrar o serviço de Rune e colocar-se a vencer por 3-1 no segundo parcial.

No entanto, Rune, que tinha desperdiçado várias bolas de break nesse set, recuperou o break de imediato para 2-3 e, pouco depois, igualou o marcador a 3-3. Vacherot continuou a lutar por cada ponto e, sempre que Rune baixava a intensidade, o adversário aproveitava.

Rune teve de mostrar o seu melhor ténis para se manter no segundo set, igualando tanto a 5-5 como a 6-6. Assim, o desfecho foi decidido no tie-break, tão equilibrado como o resto do set.

Enquanto Vacherot somava winners, os erros de Rune começaram a aparecer e isso custou-lhe o set. No terceiro parcial, Rune mostrou sinais evidentes de peso nas pernas. Os tratamentos para as cãibras entre jogos não surtiram efeito e foi quebrado em branco com 3-3.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Rune manteve várias conversas com o seu treinador e outros membros do camarote VIP, enquanto a sua mãe, Aneke Rune, abandonou o court. Com 3-4 em desvantagem, tentou uma reviravolta, mas as cãibras intensificaram-se e impediram-no de correr.

Com 4-5, Rune dispôs de duas bolas de break para igualar, mas o monegasco, que não mostrou problemas físicos, manteve a calma, salvou os pontos de break e evitou a reação final do dinamarquês.