Apesar de ter precisado de assistência médica, Holger Rune manteve viva a esperança de qualificação para as finais da temporada em Turim ao garantir o apuramento para a 4.ª ronda do torneio ATP Masters 1000 em Xangai, ao vencer o francês Ugo Humbert por 6-4, 6-4.
Recorde as incidências da partida
No início da partida, já durante a tarde em Xangai, a temperatura rondava os 34 graus Celsius e o sol brilhava, o que foi desgastando ambos os jogadores à medida que o encontro avançava.
Tanto o calor como os potentes serviços de ambos não criaram as condições ideais para um grande espetáculo de ténis. Os duelos diretos foram frequentemente curtos e os jogadores aproveitavam cada pausa para recuperar energias sob o calor intenso.
No entanto, Rune entrou muito bem no primeiro set e, nessa fase, não parecia afetado pelo calor.
Rune rapidamente construiu uma vantagem de 4-1 e parecia dominar por completo, mas o seu jogo desmoronou quando foi obrigado a pedir um tempo médico.
O dinamarquês procurou sombra sem camisola enquanto a equipa médica verificava a sua tensão arterial. Rune também pediu gelo para baixar a temperatura corporal.
De regresso ao court, Rune mostrou que o seu nível é, de forma geral, superior ao de Humbert, apesar dos problemas causados pelo calor.
O dinamarquês fechou o primeiro set ao serviço e teve ainda oportunidade de se proteger do calor, dirigindo-se aos balneários para se refrescar antes do início do segundo set.
Humbert começou mal, cometendo um erro evidente ao bater a bola para fora, permitindo a Rune quebrar o serviço e avançar para 2-1.
Essa quebra de serviço foi decisiva num set em que nenhum dos jogadores teve dificuldades em manter o serviço.
Rune vai defrontar na próxima ronda o francês Giovanni Mpetshi Perricard, que ocupa a 37.ª posição mundial.