Apesar de ter vencido o primeiro set, August Holmgren foi eliminado na primeira ronda do torneio ATP Masters 1000 de Xangai, depois de ter caído perante o australiano Jordan Thompson, número 78 do mundo, por 6-4, 3-6, 4-6.
Recorde as incidências da partida
A derrota confirma a má forma do dinamarquês, que não conseguiu encontrar o seu melhor ténis e quase não somou vitórias desde a sua surpreendente prestação em Wimbledon, em que alcançou a 3.ª ronda após superar o qualifying.
Holmgren poderia ter defrontado o compatriota Holger Rune na 3.ª ronda em Xangai, mas não conseguiu manter o nível mostrado no primeiro set frente a Thompson.
Era a primeira vez que Holmgren se qualificava para um torneio Masters 1000, uma categoria apenas abaixo dos quatro Grand Slam e da prova final da temporada.
Desde o início, Holmgren mostrou muita potência com o seu serviço.
Nos seus primeiros nove serviços, o australiano só conseguiu somar um ponto, e foi devido a uma dupla falta de Holmgren. Durante todo o primeiro set, o dinamarquês não concedeu uma única bola de break.
Por outro lado, o dinamarquês também se mostrou sólido na resposta e, já na segunda tentativa, conseguiu quebrar o serviço de Thompson. Esse break precoce fez a diferença no marcador do primeiro set.
Holmgren também deixou boas sensações no segundo set, mas Thompson conseguiu quebrar-lhe o serviço para se colocar em 3-1 e, a partir daí, assumiu o controlo do encontro.
A temperatura rondava os 30 graus e ambos os jogadores sofreram com o calor à medida que o duelo, que se prolongou por mais de duas horas, avançava.
Holmgren perdeu o seu serviço para o 2-3 no terceiro set e, embora depois tenha tido três oportunidades para recuperar o break de imediato, não conseguiu aproveitá-las.
Finalmente, o encontro ficou decidido 20 minutos depois, quando Thompson fechou a vitória com o seu serviço.