Hurkacz pronto para regressar ao court: "Vai ser mesmo um grande desafio"

Hurkacz pronto para regressar ao court
Hurkacz pronto para regressar ao courtSAEED KHAN / AFP

Esta segunda-feira, com o encontro frente à Alemanha, os tenistas polacos vão dar início à sua participação na United Cup. Nesse dia, Hubert Hurkacz vai disputar o seu primeiro jogo desde junho, depois de ter recuperado de uma lesão no joelho. "Sinto-me a cem por cento", garantiu na conferência de imprensa.

O tenista de 28 anos, natural de Breslávia, disputou o seu último encontro a 11 de junho de 2025, na primeira ronda do torneio em s’Hertogenbosch. Depois, retirou-se da competição nessa cidade neerlandesa, abdicou de jogar em Halle e em Wimbledon, e no início de julho foi submetido a uma artroscopia ao joelho.

"Sinto-me totalmente recuperado, isso é o mais importante. Chegar a este ponto levou algum tempo. Agora valorizo ainda mais a possibilidade de competir. Especialmente depois de tanto tempo de recuperação e de tentar resolver os problemas", admitiu Hurkacz.

A lesão no joelho ocorreu no início do verão de 2024, na segunda ronda de Wimbledon. Apesar de ter regressado à competição após menos de seis semanas, ainda na primavera de 2025 continuava a jogar com uma ortótese de proteção. Antes de optar pela artroscopia, disputou 37 encontros (registo de 21-16). Alternou exibições muito positivas, que faziam prever o regresso à melhor forma, com situações preocupantes, como desistências ou derrotas por falta de comparência.

A sua condição atual é uma incógnita e, na segunda-feira, vai defrontar o terceiro classificado do ranking mundial, Alexander Zverev. O encontro começa às 6:30.

"Sem dúvida, é um excelente início. Sascha tem jogado a um nível incrível nos últimos anos. Vai ser mesmo um grande desafio e uma oportunidade para perceber em que nível estou. Estou ansioso", sublinhou Hurkacz.

Até agora, defrontaram-se em quatro ocasiões e o polaco venceu apenas uma vez. Hurkacz foi superior na meia-final de Halle em 2024, poucas semanas antes da lesão.

Na quarta-feira, na United Cup, a Polónia vai defrontar os Países Baixos, sendo o adversário de Hurkacz Tallon Griekspoor (26.º ATP). Frente a ele, Hurkacz tem um registo favorável de 3-2.

Encontros claramente mais acessíveis aguardam Iga Świątek. Frente à Alemanha, a sua adversária será Eva Lys (40.ª WTA), enquanto os neerlandeses apresentam, entre outras, Suzan Lamens (89.ª WTA). A seis vezes campeã de torneios do Grand Slam mostra-se satisfeita por voltar a iniciar a época nesta competição.

"Durante a época temos tantos torneios normais que, sinceramente, por vezes torna-se aborrecido. Jogar numa prova por equipas traz uma energia completamente diferente. Poder fazer parte de um grupo, conversar com pessoas diferentes das do circuito, é fantástico. É mesmo refrescante", afirmou.

Além de Świątek e Hurkacz, a equipa polaca, cabeça de série número nove, conta ainda com: Katarzyna Kawa, Katarzyna Piter, Daniel Michalski e Jan Zieliński. O capitão é Mateusz Terczyński, que integra habitualmente a equipa técnica de Hurkacz.

No domingo, a Alemanha venceu os Países Baixos por 3-0.

Em Sydney e Perth, participam 18 equipas, divididas em seis grupos de três formações cada; os grupos A, C e E jogam-se em Perth, enquanto os restantes, incluindo o F, onde está a Polónia, decorrem em Sydney. Isto significa que, caso os polacos avancem para a fase final, que também se realiza nesta cidade, não terão de se deslocar.

Os vencedores de cada grupo qualificam-se para os quartos de final, tal como a melhor equipa classificada em segundo lugar de cada cidade. Cada confronto é composto por um encontro de singulares masculinos, um de singulares femininos e um de pares mistos.

Os polacos já foram finalistas da United Cup por duas vezes. Em 2024 perderam a final frente à Alemanha, e em 2025 diante dos EUA.

A United Cup serve também de preparação para o Grand Slam Australian Open, que arranca em Melbourne a 18 de janeiro. Estão em disputa até 500 pontos para os rankings ATP e WTA, e o prémio total ultrapassa os 11 milhões de dólares.