Ténis: Wawrinka surpreendeu na United Cup e confirmou o apuramento da Suíça

Wawrinka venceu um encontro emocionante
Wawrinka venceu um encontro emocionanteCOLIN MURTY / AFP

Stan Wawrinka mostrou no primeiro encontro da sua última temporada que a idade é apenas um número. O veterano, que se despede, superou as exigentes condições australianas e, após mais de três horas de batalha, derrotou o favorito Arthur Rinderknech (30) por 5-7, 7-6, 7-6, ajudando a Suíça a vencer a França em Perth. Em Sydney, a China celebrou uma vitória surpreendente frente à Bélgica.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A equipa francesa perdeu antes do início da nova edição da United Cup a sua número um do ranking feminino, Lois Boisson. Por outro lado, os suíços contam com a sua maior esperança, Belinda Bencic, que, frente à 103.ª jogadora mundial, Léolia Jeanjean, confirmou o favoritismo e não teve dificuldades.

O encontro ficou resolvido em hora e meia, com o resultado de 6-2, 6-4. A atual 11.ª do ranking dominou no seu serviço, perdendo-o apenas uma vez. Já à francesa, retirou-lhe o serviço em quatro ocasiões e colocou a Suíça na frente do marcador.

Esperava-se que o confronto fosse decidido na dupla mista. No entanto, o veterano e capitão em campo Wawrinka esteve em grande plano e venceu uma batalha de três horas e 19 minutos nas exigentes condições australianas. O tricampeão de Grand Slam, que está a disputar a sua última temporada, não se deixou abalar pelo primeiro set perdido, onde desperdiçou quatro oportunidades de break.

O segundo set não trouxe qualquer hipótese de break e foi decidido no tie-break, que Wawrinka conquistou por 7-5. Rinderknech conseguiu quebrar o serviço do adversário na última partida, mas não confirmou o break e, pela primeira vez no encontro, perdeu o seu próprio serviço. Também este set terminou no tie-break, com Wawrinka a vencer novamente por 7-5, garantindo o triunfo para o antigo número três mundial.

A Suíça decidiu assim a vitória sobre a França em Perth logo após os singulares, assumindo a liderança do grupo. O apuramento para os quartos de final pode ser garantido já no domingo, caso vença a Itália.

O primeiro duelo de sábado em Sydney trouxe surpresa. A China, depois de uma reviravolta, bateu os favoritos da Bélgica e aumentou significativamente as suas hipóteses de apuramento no grupo, onde ainda vai defrontar Canadá.

O encontro começou como esperado, com Elise Mertens a confirmar o favoritismo e a vencer 6-2, 6-2 Lin Zhu. A reviravolta foi iniciada por Zhizhen Zhang. O antigo 31.º do mundo, atualmente fora do top 500, que regressou no outono passado após uma pausa por lesão, derrotou Zizou Bergs após três horas de jogo.

Para a decisiva dupla mista, os capitães escolheram todos os singlistas. Depois de dois sets muito disputados, seguiu-se o super tie-break, onde Zhang e Zhu acabaram por vencer Bergs e Mertens por 5-7, 7-6, 10-6.