Mensik teve dificuldades com duplas faltas no segundo set, enquanto Bergs venceu por 6-2, 7-6(4), antes de a antiga número um mundial, Mertens, derrotar Krejcikova por 5-7, 6-1, 7-5, garantindo o triunfo belga.
Bergs, atualmente 42.º do ranking mundial, conseguiu quatro ases ao conquistar o primeiro set em 31 minutos e manteve a calma num tie-break tenso do segundo set, assegurando a sua segunda vitória consecutiva frente a um adversário do top-20, depois de já ter vencido o canadiano número cinco mundial, Felix Auger-Aliassime, na fase de grupos.
"Estás tão perto, estás a disputar pontos importantes. Fiquei nervoso, recuei, joguei de forma defensiva. Por isso, foi uma luta enorme no final. Estou muito feliz por mim e pela equipa", afirmou Bergs.
Mertens desgastou Krejcikova, vencedora de dois Grand Slam, que cometeu sete duplas faltas no terceiro set.
"Senti que tinha de jogar um pouco mais agressiva... Estou mesmo feliz por ter conseguido dar a volta. Estava 1-0 para a Bélgica, por isso pude jogar sem pressão, graças ao Zizou", disse Mertens.
A Austrália defronta a Polónia na sexta-feira, a lutar por um lugar na primeira meia-final de sábado, contra os Estados Unidos.
