A jogar no principal palco de Flushing Meadows, no Arthur Ashe Stadium, o número um mundial chegou a enfrentar um break point no terceiro set para evitar ficar em desvantagem por 4-0, iniciando depois a reviravolta no marcador que lhe permitiu vencer o duelo com os parciais de 5-7, 6-4, 6-3 e 6-3.
Graças ao triunfo em duas horas e 12 minutos sobre o esquerdino Shapovalov (29.º ATP), o jovem transalpino, de 24 anos, tornou-se no mais jovem tenista a ganhar 20 encontros em todos os torneios do Grand Slam, desde Rafael Nadal, Boris Becker e Novak Djokovic.
Depois de somar o 24.º triunfo consecutivo em torneios do Grand Slam disputados em piso rápido, Jannik Sinner, detentor de quatro majors, vai defrontar na fase seguinte da prova o vencedor do encontro entre o norte-americano Tommy Paul (14.º ATP), carrasco do português Nuno Borges na segunda ronda, e o cazaque Aexander Bublik (24.º ATP).
Tal como Sinner, o seu compatriota Lorenzo Musetti, décimo do mundo, também assegurou a passagem à quarta ronda do torneio nova-iorquino, quando liderava por dois sets a zero, por 6-3, 6-2 e 2-0, e viu o italiano Flavio Cobolli (26.º ATP) retirar-se do Louis Armstrong Stadium, depois de há dois dias ter precisado de cinco sets e quatro horas e 32 minutos para eliminar o norte-americano Jenson Brooksby.
Mais complicada foi a tarefa do favorito russo Andrey Rublev (15.º ATP) para superar o jovem chinês Coleman Wong (173.º ATP), de 21 anos, que só cedeu ao cabo de cinco partidas, pelos parciais de 2-6, 6-4, 6-3, 4-6 e 6-3, ao fim de três horas e 10 minutos.
Enquanto o moscovita fica a aguardar pelo desfecho do embate entre o alemão Alexander Zverev (3.º ATP), vice-campeão em 2020, e o canadiano Félix Auger Aliassime (27.º ATP), Musetti marcou encontro com o espanhol Jaume Munar, responsável pela eliminação do belga Zizou Bergs, por 6-1, 6-4 e 6-4.
Na competição de pares, a jornada de hoje ficou marcada pela estreia do português Francisco Cabral e do parceiro austríaco Lucas Miedler, 12.ºs cabeças de série do derradeiro major da época, com um triunfo sobre o colombiano Nicolas Barrientos e o local Nathaniel Lammons, por 7-6 (8-6) e 6-4.
Qualificados para a segunda ronda, Cabral, que há um ano atingiu a quarta ronda na companhia do amigo Nuno Borges, e Miedler vão medir forças agora com o checo Adam Pavllasek e o polaco Jan Zielinski, vencedores do embate com o uruguaio Ariel Behar e o belga Jorran Vliegen, por 7-6 (7-2) e 7-6 (7-2).
Na prova feminina, a norte-americana Coco Gauff, número três na hierarquia WTA e campeã do Open dos Estados Unidos em 2023, elevou o nível e eliminou a polaca Magdalena Frech (33.ª WTA), por 6-3 e 6-1, carimbando o regresso aos oitavos de final pelo quarto ano consecutivo.
A próxima adversária da jovem Gauff, de 21 anos, será a japonesa Naomi Osaka (24.ª WTA), antiga líder do ranking mundial e detentora de quatro troféus do Grand Slam, dois dos quais conquistados em Flushing Meadows, em 2018 e 2019, que bateu a australiana Daria Kasatkina (18.ª WTA), por 6-0, 4-6 e 6-3.
