Mais

Síntese US Open: Alcaraz desforra-se de Djoko e confirma duelo com Sinner na final

Alcaraz eliminou Djokovic nas meias-finais
Alcaraz eliminou Djokovic nas meias-finaisTIMOTHY A. CLARY / AFP
O espanhol Carlos Alcaraz eliminou o sérvio Novak Djokovic e acedeu à final do Open dos Estados Unidos, em Nova Iorque, onde vai encontrar o campeão em título, Jannik Sinner, à procura de manter a liderança do ranking mundial.

O antigo número um mundial e detentor de 24 títulos do Grand Slam havia vencido os últimos dois encontros com o Murciano, na final dos Jogos Olímpicos, em 2024, e nos quartos de final do Open da Austrália, no início do ano, mas em Flushing Meadows não foi capaz de encontrar soluções, nem capacidade física para travar Alcaraz rumo ao triunfo, em três sets, pelos parciais de 6-4, 7-6 (7-4) e 6-2.

Aprendida a lição em Melbourne Park, Carlos Alcaraz, de 22 anos, não deu grandes hipóteses ao jogador de Belgrado, de 38 anos, e, após ceder apenas o seu segundo jogo de serviço em todo o torneio, assegurou ao fim de duas horas e 23 minutos a presença na sua sétima final de um major, segunda em Nova Iorque, onde em 2022 conquistou o primeiro troféu do Grand Slam e se tornou no mais jovem número um mundial.

“É uma sensação maravilhosa. Mais uma vez na final do Open dos Estados Unidos. Significa muito para mim. Hoje diria que não estive ao melhor nível no torneio, mas mantive um bom nível desde o primeiro ao último ponto. Servi bastante bem, o que considero muito importante. Tentei fazer um jogo muito físico e acho que consegui. No geral, joguei bom ténis e estou muito contente por jogar a minha segunda final aqui”, comentou o vencedor de cinco majors (Open dos Estados Unidos, em 2022, Wimbledon, em 2023 e 2024, e Roland Garros em 2024 e 2025), que continua sem perder qualquer set no torneio nova-iorquino.

Confirmado o regresso à final, o número dois do mundo vai voltar a reencontrar o italiano Jannik Sinner, frente a quem salvou três match points para ganhar Roland Garros e com quem perdeu em Wimbledon, e que em Flushing Meadows está em dupla missão: defender o título norte-americano e o topo do ranking ATP, que ocupa há 65 semanas.

Ao contrário do espanhol, o transalpino, de 24 anos, não conseguiu se desenvencilhar tão rápida e facilmente do adversário da meia-final, o canadiano Felix Auger Aliassime (27.º ATP), e precisou de quatro partidas, com os parciais de 6-1, 3-6, 6-3 e 6-4, para assegurar a vaga no encontro do título, ao fim de três horas e 21 minutos.

Tem sido uma época fantástica. Os torneios do Grand Salm são os mais importantes ao longo do ano e ver-me noutra final, especialmente na última da temporada, com este público maravilhoso, não podia ser melhor”, afirmou, na entrevista em court, o mais jovem tenista a atingir todas as finais do Grand Slam na mesma época.

Jannik Sinner, de 24 anos, vai jogar a sexta final de um major, quinta consecutiva e quarta seguida em torneios do Grand Slam disputados em piso rápido, depois das vitórias no Open da Austrália, em 2024 e 2025, e Open dos Estados Unidos, em 2024.

Pela segunda época seguida, e em todos os oito torneios do Grand Slam, o troféu acabará domingo nas mãos do espanhol, que lidera o confronto direto com o adversário (9-5), ou do transalpino, à procura do quinto major da carreira.