Djokovic, de 38 anos, avançou para a 14.ª meia-final do US Open com uma vitória em quatro sets sobre Taylor Fritz, quarto cabeça de série, eliminando o último americano no quadro masculino. Com a vitória de Djokovic por 6-3, 7-5, 3-6, 6-4, o sérvio melhorou para 16-0 contra adversários norte-americanos em Nova Iorque e chegou às meias-finais de um Major pela 53.ª vez.
"Foi um jogo incrivelmente renhido. Era realmente um jogo para qualquer um", disse Djokovic, que também igualou Jimmy Connors no maior número de presenças em meias-finais do US Open: "Penso que tive muita sorte em salvar alguns pontos de break cruciais no segundo set. Acho que durante a maior parte do segundo e terceiro sets ele foi o melhor jogador."
Fritz salvou dois match points num quarto set apertado antes de selar o seu próprio destino com uma dupla falta.
"Aquele último jogo foi de cortar os nervos. Foi difícil para o Taylor terminar com uma dupla falta, ele não merecia isso", disse Djokovic.
Djokovic e Alcaraz vão defrontar-se pela primeira vez desde os quartos de final do Open da Austrália, em janeiro, quando o sérvio venceu em quatro sets e ganhou uma vantagem de 5-3 na sua rivalidade. O encontro de sexta-feira é o quinto de ambos num Grand Slam, mas o primeiro em Flushing Meadows. Djokovic venceu os três últimos encontros em pisos rápidos.
Djokovic quebrou Fritz logo de início, num Estádio Arthur Ashe cheio de gente, quando abriu uma vantagem de 3-0 no primeiro set e chegou a um set point no serviço do adversário no oitavo jogo.
Fritz resistiu e aumentou a pressão no jogo seguinte, ganhando cinco pontos de break. No entanto, não conseguiu convertê-los, pois Djokovic confiou na sua habitual garra para travar o norte-americano, incluindo num surpreendente rali de 25 pancadas.
Djokovic acabou por segurar o set, mas Fritz teve mais oportunidades no quarto e sexto jogos do segundo set.
A incapacidade de capitalizar permitiu a Djokovic tomar novamente a iniciativa, quebrando para uma vantagem de 4-3. Fritz quebrou de novo com Djokovic a servir para uma vantagem de dois sets, mas acabou por ceder o seu próprio serviço com uma dupla falta no jogo seguinte. Desta vez, o sérvio não cometeu qualquer erro para fechar o set e, a brincar, mandou beijos ao público enquanto se dirigia para a sua cadeira.
Mas começou a ficar irritado com o apoio pró-Fritz a querer que o jogador voltasse à competição, levando Djokovic a pedir ao árbitro que fizesse mais para acalmar a multidão. A concentração diminuiu por instantes e Fritz quebrou para fazer 3-1 e forçar um quarto set. O jogo continuou no serviço até Djokovic ter dois match points com o norte-americano a tentar manter-se vivo.
Fritz tentou salvar ambos, mas Djokovic ganhou mais uma oportunidade e o americano cometeu uma dupla falta para selar a passagem do seu rival às meias-finais.
