Recorde as incidências da partida
Com um novo corte de cabelo (cabeça rapada), o número dois mundial e campeão do quarto major da temporada, em 2022, impressionou não só pelo visual, como pela forma como quebrou o jogador da casa, dono de 2,11 metros, vencendo o embate em sets diretos, pelos parciais de 6-4, 7-5 e 6-4.
“Hoje foi um daqueles (encontros) difíceis contra um grande jogador. Com o serviço do Reilly não conseguia ganhar o ritmo que queria no encontro, mas estou muito contente com tudo o que fiz hoje. Penso que a resposta foi uma das melhores coisas que fiz hoje e depois tentei jogar o meu melhor ténis, focado no serviço. No geral, fiz uma bela exibição”, explicou o murciano, na entrevista em court.
Alcaraz, à procura de recuperar a liderança do ranking ATP aos 22 anos e o sexto título do Grand Slam da carreira, vai defrontar na fase seguinte da prova o italiano Mattia Bellucci (65.º ATP), que beneficiou da desistência do chinês Juncheng Shang, quando dominava o marcador por 7-6 (7-0), 1-6, 6-3 e 3-0, para garantir a manutenção em prova.
Numa jornada em que o português Jaime Faria assinalou a sua estreia no quadro principal do Open dos Estados Unidos, fazendo o pleno no Grand Slam, com um desaire frente ao espanhol Jaume Munar, por 6-0, 6-3, 5-7 e 6-2, o russo Karen Khachanov (9.º ATP) precisou de quatro sets para afastar o local Nishesh Basavareddy (104.º ATP), por 6-7 (5-7), 6-3, 7-5 e 6-1.
Assim como Khachanov, os favoritos Holger Rune (11.º ATP), Casper Ruud (12.º ATP) e Andrey Rublev (15.º ATP) avançaram sem dificuldade para a segunda ronda, em Flushing Meadows.
Na competição feminina, a jovem prodígio russa Mirra Andreeva, de 18 anos, precisou de apenas 55 minutos para se impor à norte-americana Alicia Parks (56.ª WTA), por esclarecedores 6-0 e 6-1.
Enquanto a número cinco do mundo marcou encontro com a compatriota Anastasia Potapova (53.ª WTA), a checa Karolina Muchova (13.ª WTA) encontrou soluções para travar a boa exibição da norte-americana Venus Williams, de 45 anos, vencendo com os parciais de 6-3, 2-6 e 6-1.
Já a ucraniana Elina Svitolina, 12.ª cabeça de série, não resistiu à húngara Anna Bondar (97.ª WTA) e acabou eliminada na estreia no Open dos Estados Unidos, pelos parciais de 6-2 e 6-4.