Mais

US Open: Alcaraz e Djokovic preparados para meia-final, Sinner enfrenta Auger-Aliassime

Alcaraz tem como objetivo um lugar na final de domingo
Alcaraz tem como objetivo um lugar na final de domingoREUTERS / Kevin Lamarque
Nos últimos três anos, Carlos Alcaraz emergiu como uma força conquistadora, vencendo títulos do Grand Slam em três superfícies diferentes. No entanto, não conseguiu derrotar Novak Djokovic em mais nada a não ser na relva durante esse período – uma estatística que estará ansioso por retificar quando a dupla se enfrentar na meia-final do US Open esta sexta-feira (20:00).

Acompanhe aqui as incidências do encontro entre Alcaraz e Djokovic

Enquanto os fãs que se deslocam a Flushing Meadows anseiam por um confronto final entre Alcaraz e Jannik Sinner, a dupla tem de ultrapassar mais um obstáculo antes de concretizar esse sonho, com o italiano a defrontar Felix Auger-Aliassime no outro duelo das meias-finais.

Embora Alcaraz tenha derrotado Djokovic em duas finais de Wimbledon, o sérvio tem reivindicado repetidamente o direito de se gabar nos courts de piso duro. Djokovic fará tudo o que estiver ao seu alcance para aumentar esse registo para 4-0 na sexta-feira, numa batalha que volta a colocar a velha guarda contra um dos porta-estandartes de uma nova geração.

Em busca de uma segunda coroa em Nova Iorque, o número dois mundial Alcaraz terá a vingança em mente depois de ter caído perante o sérvio na final dos Jogos Olímpicos de Paris, do ano passado, e também nos quartos de final do Open da Austrália, em janeiro.

"Todos nós conhecemos o jogo do Novak. Sei que ele tem fome. Conheço a sua ambição por mais, por isso vamos ver. Sei que joguei muitas vezes contra ele. Quero mesmo vingar-me. Isso é óbvio", disse Alcaraz-

Djokovic persegue uma inédita 25.º título do Grand Slam e, apesar de o tetracampeão do US Open ter chegado às meias-finais em todos os majors desta época, não conseguiu ultrapassar esse obstáculo nenhuma vez. O jogador de 38 anos admitiu que o seu corpo está a sentir o peso físico de jogar à melhor de cinco sets. Não vence um Grand Slam desde 2023 em Nova Iorque, com um modesto título ATP 250 em Genebra a ser o seu único troféu esta época.

"Adoraria estar em forma para jogar e disputar potencialmente cinco sets com o Carlos. Sei que vai ser necessário o meu melhor ténis. Gosto de disputar os grandes jogos num grande palco. Só que não sei bem como é que o meu corpo se vai sentir nos próximos dias", disse Djokovic após a vitória nos quartos de final sobre Taylor Fritz.

Djokovic tem uma vantagem de 5-3 nos duelos diretos, mas Alcaraz, de 22 anos, chega em boa forma, com 59 vitórias e seis títulos esta época, liderando o circuito.

Acompanhe as incidências do encontro entre Sinner e Auger-Aliassime

Por seu lado, o número um do mundo, Sinner, entrará no seu duelo com o canadiano Auger-Aliassime como claro favorito, enquanto procura alargar a sequência invicta nos majors de piso duro para 27 partidas. Auger-Aliassime está a viver a sua melhor campanha de Grand Slam dos últimos quatro anos e vai estar determinado a provar que o renascimento não é uma faísca temporária.

Sinner tem sido quase intocável em Nova Iorque, com apenas Denis Shapovalov a conseguir vencer-lhe um set na terceira ronda. O cabeça de série está a tentar chegar à quinta final consecutiva de um Grand Slam, depois de ter vencido em Melbourne e Wimbledon esta época. Esteve também a um ponto de conquistar um terceiro major, mas desperdiçou três match points na final de Roland Garros contra Alcaraz.

"Estas são ocasiões muito especiais. Encontrar-me novamente nas meias-finais de um Grand Slam é um grande, grande feito. Sinto-me assim há dois anos e, nos Grand Slams, gosto muito de jogar à melhor de cinco. Conheço o meu corpo um pouco melhor, por isso estou muito feliz e satisfeito por estar novamente nas meias-finais", disse Sinner aos jornalistas.

Auger-Aliassime redescobriu o seu ténis destemido que o levou pela primeira vez às meias-finais do US Open em 2021, garantindo vitórias sobre adversários do top-10 como Alexander Zverev e Alex de Minaur. Auger-Aliassime lidera o duelo direto por 2-1, mas o canadiano foi eliminado no encontro mais recente entre ambos, em Cincinnati no mês passado, vencendo apenas dois jogos.

"O que dizer do jogo do Jannik? Ele tem sido obviamente intocável em alguns momentos... Preciso de jogar um bom ténis. Preciso de jogar a um nível elevado. Não há outra maneira", vincou.