Mais

US Open: Sinner elimina o compatriota Musetti e avança para as meias-finais

Jannik Sinner após o triunfo
Jannik Sinner após o triunfoCHARLY TRIBALLEAU / AFP
O número um do mundo está cada vez mais em forma e, no clássico contra o jogador de Carrara, mostrou todo o brilhantismo. A vitória, que chegou em apenas duas horas de jogo, foi também conseguida graças a 10 ases e depois de salvar sete break points em sete

Reveja aqui as principais incidências da partida

Jannik Sinner conseguiu a passagem para as meias-finais do US Open depois de derrotar o outro italiano Lorenzo Musetti em apenas três sets. O homem do Tirol do Sul venceu com um resultado de 6-1 6-4 6-2, em exatamente duas horas de jogo. Já em grande forma no primeiro set, em que assumiu a liderança sem falhas, o número um do mundo foi muito concreto nos outros dois.

Foram 10 ases contra dois do jogador de Carrara, que nunca esteve verdadeiramente em jogo. Em clara recuperação após um início de torneio pouco convincente, Sinner, que também salvou sete break points em sete e marcou 28 winners contra 12 do seu rival, vai agora defrontar Felix Auger-Aliassime na meia-final.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

O número um mundial teve um início de jogo forte, conseguindo um break imediato, dominando depois o serviço e as trocas de bola sempre no controlo. Musetti tentou alguns lampejos de qualidade, mas não conseguiu manter o ritmo. Depois de uma clara vantagem de 5-0, o carrarense ganhou apenas um jogo antes de Sinner fechar o set por 6-1 em 27 minutos.

No segundo set, Musetti começou melhor, conseguindo manter o equilíbrio com o seu rival, bem como anular alguns pontos de break graças ao seu serviço. No entanto, uma dupla falta cometida a 4-4 foi fatal, dando o break decisivo ao sul-tirolo, que fechou o set com uma vitória por 6-4.

No terceiro set, Sinner assumiu imediatamente a liderança, depois anulou seis pontos de break com o seu serviço e estabeleceu uma velocidade de cruzeiro graças à qual manteve sempre o controlo. Musetti tentou resistir com algumas variações, mas o número um mundial voltou a elevar o nível e acabou por fechar com um claro 6-2, concluindo o dérbi sem nunca ter arriscado nada.

Orgulho azul

No final do encontro, o número um mundial falou para dar a conhecer os sentimentos sobre a vitória. "Conhecemo-nos bem, somos do mesmo país. Jogamos a Taça Davis juntos", disse Sinner: "Mas temos de pôr a nossa amizade de lado durante o jogo e, quando apertamos as mãos, voltamos a ser como dantes".

Sobre o movimento italiano no ténis, o homem do Tirol do Sul comentou:"Há cada vez mais italianos a jogar no quadro principal. Alguém em Itália não terá dormido para este jogo, temos orgulho em ser italianos. É um país especial, temos um grande apoio e depois estamos em todo o lado. Vamos ver o que vai acontecer na próxima ronda."

Sinner continuou:"Foi um jogo sólido, servi bem". Por fim, um comentário sobre a meia-final que o espera na sexta-feira à noite em Itália contra o seu rival canadiano: "Todos os que chegaram às meias-finais estão a jogar bem"

"A maior sensação que tive foi a de nunca ter tido a bola do jogo", disse Musetti à Sky: "Foi a minha primeira sessão nocturna e não gostei muito das condições. Sabia que ia ser um jogo difícil, mas penso que me vai ajudar a dar mais um passo em frente nesta superfície. Penso que foram dados muitos passos em frente, embora haja aspectos em que ainda posso melhorar".

Por fim, sobre o seu rival e amigo, disse:"Desejo ao Jannik tudo de bom para defender o título".