A polaca, segunda cabeça de série, Swiatek - a favorita nas apostas antes do torneio - viu-se em apuros no primeiro set, quando Kalinskaya, 29.ª cabeça de série, ganhou uma vantagem de 5-1.
Mas Swiatek conseguiu regressar à disputa e vencer por 7-6(2), 6-4 no court do Estádio Arthur Ashe.
Até Swiatek não conseguiu explicar como deu a volta ao seu mau começo.
"Oh, meu Deus, não sei - a Anna estava a jogar muito bem, estava a arriscar em todas as bolas", disse: "Eu só queria cometer menos erros. Senti que estava a jogar bem, mas no último golpe simplesmente não conseguia finalizar. Concentrei-me apenas em coisas simples... Senti que não tinha nada a perder porque estava a perder feio. Por isso, no final, fui para cima, porque o que mais se pode fazer?"
Swiatek parecia estar fora de ritmo quase desde o início, lutando para encontrar fluidez no serviço e cometendo uma série de erros não forçados. A polaca ficou em desvantagem por 2-1 depois de ter sido quebrada no terceiro jogo, e Kalinskaya voltou a colocar Swiatek em apuros no quinto jogo.
Um duplo erro nervoso de Swiatek no break point deu à russa uma vantagem de 4-1, que se transformou em 5-1 quando ela confirmou o serviço no jogo seguinte. Mas ao servir para o set com 5-2, Kalinskaya congelou subitamente e deixou Swiatek voltar ao jogo, desperdiçando quatro set points antes de ser quebrada.
A polaca quebrou novamente para empatar a partida em 5-5 e o momento parecia estar com a polaca.
No entanto, houve outra reviravolta quando as duas jogadoras trocaram quebras de serviço para criar um tiebreak, que Swiatek venceu confortavelmente. O segundo set começou com as duas jogadoras a trocarem novamente quebras de serviço. O set seguiu com o serviço até que a polaca tomou a iniciativa no nono jogo para quebrar e fazer 5-4.
Um forehand de Swiatek criou o match point, que converteu quando Kalinskaya devolveu para fora. Segue-se a russa Ekaterina Alexandrova, 13.ª cabeça de série, nos oitavos, na segunda-feira.

