Recorde as incidências da partida
Acabado de ganhar o seu primeiro torneio em dois anos, Griekspoor chegou a Wimbledon como 31.º classificado e pronto para enfrentar o finalista de Eastbourne, Jenson Brooksby.
O neerlandês não teve um começo brilhante, pois teve dificuldades com o seu jogo de serviço - Griekspoor só acertou 55% dos seus pontos de serviço na primeira tentativa e perdeu 10 dos seus 13 pontos de segundo serviço. Brooksby defendeu-se magnificamente, evitando os quatro pontos de break de Griekspoor e limitando os seus erros não forçados a apenas cinco, vencendo o primeiro set por 6-2.
A frustração de Griekspoor foi crescendo ao longo do primeiro set. No entanto, o vencedor de Maiorca quebrou finalmente o seu adversário americano no início do segundo set. O jogo em branco no segundo jogo de serviço de Brooksby foi rapidamente anulado pelo americano, que viu o seu adversário registar uma percentagem de primeiro serviço de 43% e cometer 17 erros não forçados, a caminho de um segundo set consecutivo em que caiu.
A frustração aumenta
"Que piada, que piada, que piada", disse um muito frustrado Griekspoor depois de perder 2-0 em sets. O neerlandês, que chegou ao top 30 da ATP pela primeira vez desde julho de 2024 após a vitória em Maiorca, cometeu um total de oito duplas faltas nos dois primeiros sets - Brooksby cometeu apenas duas - e não conseguiu ultrapassar a defesa de Brooksby, com apenas um break nos dois sets iniciais.
Com uma vantagem de 40-15 no primeiro jogo de serviço de Griekspoor no terceiro set, Brooksby estava a tentar fechar o jogo o mais rapidamente possível, mas teve de esperar dois jogos antes de voltar a bater Griekspoor com um break para fazer 3-1 em jogos.
Griekspoor, que acertou mais winners do que Brooksby, mas também mais de três vezes mais erros não forçados a meio do terceiro set, viu-se a perder por 4-1 depois de receber um aviso por bater uma bola fora da área da Grande Londres por pura frustração.
Com o fim próximo para o neerlandês, Griekspoor parecia não ter mais forças para lutar, pois continuava a cometer erros não forçados, mostrava sorrisos cínicos e queixava-se no último set.
Brooksby não conseguiu aproveitar os primeiros cinco match points, deixando Griekspoor segurar o seu jogo de serviço, mas terminou o trabalho com um jogo em branco e surpreendeu Griekspoor com uma vitória por sets diretos.
A péssima relação de Tallon Griekspoor com a relva de Wimbledon continua, já que o neerlandês não conseguiu somar a terceira vitória da carreira no Grand Slam britânico. As 10 duplas faltas de Griekspoor, os 42 erros não forçados e apenas um break não foram suficientes para vencer Brooksby, 101.º classificado.
Entretanto, Jenson Brooksby, que procura regressar ao 33.º lugar do ranking ATP, o melhor da sua carreira, depois de um ano de 2024 marcado por lesões, vai defrontar o fenómeno brasileiro João Fonseca na segunda rona.