Mais

Ténis: Demasiado forte para Aryna Sabalenka, Elena Rybakina vence o WTA Finals

Elena Rybakina bateu Sabalenka e venceu o WTA Finals pela primeira vez
Elena Rybakina bateu Sabalenka e venceu o WTA Finals pela primeira vezFAYEZ NURELDINE AFP

Superior durante todo o encontro, Elena Rybakina precisou apenas de dois sets para levar a melhor sobre uma imprecisa Aryna Sabalenka. Pela primeira vez, a cazaque vence o WTA Finals.

Recorde as incidências da partida

O WTA Finals encerrou hoje a temporada de ténis feminino com a grande final. Foi difícil escolher uma favorita entre a número 1 do mundo Aryna Sabalenka e Elena Rybakina, que tem estado particularmente impressionante esta semana. Mas, tendo em conta os seus recentes confrontos diretos, poderíamos pelo menos esperar algum suspense.

No entanto, o início do encontro esteve em linha com o que seria de esperar de um duelo entre duas das melhores tenistas do circuito. A primeira quebra de forma seria inevitavelmente castigada, e ambas as jogadoras desperdiçaram um break point logo no início. Mas foi Sabalenka quem quebrou primeiro, num sexto jogo absolutamente horrível, concedendo um break point.

Rybakina demasiado forte

Depois disso, a cazaque lutou contra dois break points imediatos com incrível desenvoltura. Neste braço de ferro, Rybakina serviu para o set, viu a sua rival exercer uma enorme pressão, mas acabou por vencer o set com uma enxurrada de primeiros serviços. Como tem sido o caso desde o início do WTA Finals, ela parecia estar acima das outras.

Sabalenka parecia então estar no fio da navalha, salvando dois pontos de break no terceiro jogo do segundo set, mas apertando o controlo do jogo para manter o controlo do set. Sob uma pressão constante, conseguiu confiar no seu serviço, o que a tirou de uma situação difícil a 4-4, quando perdia por 15-40. Foi então que Rybakina, que estava a servir para se manter no set, começou subitamente a tremer.

Sem os primeiros pontos, salvou dois set points, não por milagre, mas quase. Mas recuperou rapidamente e levou o set para o tiebreak. Aí, tudo o que tinha de fazer era deixar Sabalenka cometer mais erros, tendo a barragem sido claramente rompida para a bielorrussa. Vitória por 6-3, 7-6 (0) para Elena Rybakina, a melhor jogadora de toda a semana, que finalmente levantou um troféu importante, três anos após o seu triunfo em Wimbledon.