Mais

Tsurenko deixa acusações sobre a WTA: "Um lugar assustador e estranho"

Lesia Tsurenko criticou duramente a Associação de Ténis Feminino (WTA).
Lesia Tsurenko criticou duramente a Associação de Ténis Feminino (WTA).VAUGHN RIDLEY/Getty Images via AFP
A tenista ucraniana Lesia Tsurenko fez graves acusações contra a organização profissional WTA e afirmou ter intentado uma ação judicial. Nos seus "piores pesadelos", ela "não podia imaginar que o circuito se tornaria um lugar assustador e estranho", escreveu a jogadora de 35 anos nas redes sociais. No post, fala de "dor, medo, ataques de pânico, humilhação, retenção de informação, assédio da minha equipa para me manter calada".

Tsurenko não forneceu mais pormenores sobre o contexto das suas declarações. A jogadora poderá estar a referir-se a um incidente ocorrido em 2023: No torneio de Indian Wells, a jogadora ucraniana teve de renunciar ao seu jogo contra a bielorrussa Aryna Sabalenka devido a um ataque de pânico; o então dirigente da WTA, Steve Simon, terá feito comentários insensíveis sobre a guerra de agressão russa contra a Ucrânia numa conversa anterior. Os atletas russos e bielorrussos continuam a ser autorizados a participar em torneios sob uma bandeira neutra.

"Tentei encontrar proteção e justiça na WTA", escreveu Tsurenko no seu post:"Mas em resposta, fui confrontada com indiferença e injustiça, o que levou a um declínio moral contínuo". A WTA Tour"recusou-se a proteger uma mulher, uma jogadora, um ser humano". Tsurenko sublinhou que está a intentar uma ação judicial desde o ano passado, mas a antiga jogadora do top 30 não forneceu mais pormenores.

Quando questionada pelo SID, a WTA mostrou-se irritada com as declarações de Tsurenko. "Embora a WTA compreenda perfeitamente os desafios significativos enfrentados pela Sra. Tsurenko e pelos nossos outros atletas ucranianos, estamos desapontados por ela ter optado por intentar uma ação judicial contra a WTA para os responsabilizar pelo seu sofrimento", declarou a organização:"A WTA e a sua direção agiram sempre de forma adequada e de acordo com as nossas regras e estamos confiantes de que prevaleceremos nesta disputa legal".