Mais

Tensão em torno da nomeação de Rigobert Song como selecionador da República Centro-Africana

Rigobert Song, novo selecionador da República Centro-Africana
Rigobert Song, novo selecionador da República Centro-AfricanaFranck Fife/AFP
A Federação Centro-Africana de Futebol denunciou esta terça-feira a decisão "unilateral" do ministro do Desporto de nomear o camaronês Rigobert Song como treinador da seleção da República Centro-Africana.

"A Federação Centro-Africana de Futebol ficou consternada e surpreendida ao tomar conhecimento, através das redes sociais, do decreto (...) de nomeação dos treinadores da seleção nacional sénior", afirma o organismo em comunicado, alegando não ter sido "envolvida ou consultada nesta decisão".

A FCF recorda que a nomeação dos membros da equipa técnica é "um direito e uma competência reservados exclusivamente aos comités executivos das federações".

Rigobert Song, de 48 anos, antigo treinador dos Leões Indomáveis dos Camarões, foi nomeado "treinador-gestor" da equipa da República Centro-Africana, num decreto assinado pelo ministro dos Desportos, Rodolphe Héritier Bonheur Doneng Wazoumon.

Sucede a Raoul Savoy, que foi demitido em outubro e substituído por Eloge Enza Yamissi, antigo capitão dos Fauves.

Treinador dos Camarões desde o início de 2022, o seu contrato não foi renovado depois de uma dececionante Taça das Nações Africanas (CAN) em janeiro de 2024, na Costa do Marfim, onde os Leões Indomáveis foram eliminados nos oitavos de final pela Nigéria.