Vinícius aproveitou a Liga dos Campeões para chegar ao "El Clásico" em forma

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vinícius aproveitou a Liga dos Campeões para chegar ao "El Clásico" em forma
Vinicius contra Konaté na Champions
Vinicius contra Konaté na Champions
AFP
No último mês e meio, Vinícius Júnior foi o melhor jogador do Real Madrid tanto na primeira como na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Esta é uma grande notícia para "blancos" na antecâmera do "El Clásico", depois de terem perdido as duas últimas partida frente ao Barcelona.

Vinícius tornou-se na principal referência do ataque do Real Madrid na presente temporada. 19 golos e 10 assistências permitem ao brasileiro completar a sua melhor época desde que veste a camisola blanca. Mas a sua prestação não se resume apenas aos números: "Para mim ele ainda é o melhor do mundo. Mesmo que não tenha marcado", disse Ancelotti depois de ter vencido o Liverpool no Bernabéu.

Com Benzema de fora durante grande parte da época, o jogador do Rio de Janeiro comandou a equipa. Quando não esteve em boa forma, como em janeiro, os merengues somaram vários resultados negativos que colocaram a equipa a nove pontos do Barça na LaLiga.

Agora, com El Clásico à porta, parece que Vini Jr. recuperou o brilho. O embate contra o Liverpool trouxe de volta a melhor versão da jovem estrela carioca. Na primeira mão, em Anfield, liderou a histórica reviravolta do Real Madrid com dois golos e uma assistência. Na segunda mão, embora não tenha marcado, deixou os companheiros de equipa em situações perigosas várias vezes, graças aos seus passes. Foi também uma verdadeira dor de cabeça para Trent Alexander-Arnold.

Dados de Vinicius na Liga 2022/2023
Flashscore

Após os recentes resultados do Real Madrid contra o rival, é crucial que o internacional brasileiro se apresente a um nível muito elevado. O avançado está a caminho de superar a sua melhor época em termos de golos (22 em 2021/2022) e aumentar os números em Barcelona seria uma ótima maneira de tentar obter um resultado positivo em Camp Nou.

Mudança de atitude

Tanto no exterior como interior do plantel merengue foi pedido a Vinícius que mudasse o seu comportamento perante os árbitros. De facto, os seus piores momentos em campo coincidiram com aqueles em que ele era mais afetada pelas bancadas e pelos árbitros.

Os companheiros de equipa e os adeptos pediram-lhe mesmo que pusesse de lado as distrações e se dedicasse ao que faz de melhor, o futebol. Todos estão cientes da pressão a que está sujeito e dos desagradáveis insultos que recebe, mas também têm a certeza de que o melhor caminho a seguir é não ouvir e esperar que a justiça atue.

O 20 blanco parece ter compreendido isso no momento-chave. A pressão no campo do Barça vai ser máxima e o jovem terá de fazer um grande esforço para manter a cabeça fria. Começou a pô-lo em prática contra o Espanhol, um jogo em que recebeu um inexplicável cartão amarelo, mas em que não reagiu mal: "Gostei da sua atitude hoje, não se queixou e continuou a jogar. Viu demasiados cartões amarelos para as faltas que sofre", admitiu, depois, o seu treinador.

O regresso a LaLiga é realmente complicado, mas o Real Madrid quer aproveitar ao máximo as suas hipóteses e isso significa vencer os culés. Para que isso aconteça, Vinicius tem de estar no seu melhor no El Clásico. Dado o que se viu nos últimos jogos, parece que está pronto para isso.