Mais

Xadrez: Adolescente campeão mundial diz que aspira à "grandeza"

Gukesh Dommaraju em destaque
Gukesh Dommaraju em destaqueSimon Lim / AFP

Recém-coroado como o mais jovem campeão mundial de xadrez de sempre, o indiano Gukesh Dommaraju explicou que, depois de ter realizado o sonho que acalentava há mais de uma década, aspira agora à "grandeza".

O sonho começou durante o Campeonato do Mundo de 2013 na sua cidade natal, Chennai, no sul da Índia, onde o seu compatriota Viswanathan Anand perdeu o título para o prodígio norueguês Magnus Carlsen.

Como assistente nas bancadas, o campeão adolescente, na altura com apenas sete anos de idade, tinha como objetivo recuperar a coroa para o seu país. "Quando Magnus ganhou, pensei que queria mesmo ser eu a trazer o título de volta para a Índia. E esse sonho que tive há mais de dez anos foi a coisa mais importante da minha vida até agora", disse ele.

O sonho tornou-se realidade na quinta-feira, 12 de dezembro, quando, após catorze dias de torneio em Singapura, o jovem de 18 anos derrotou o atual campeão Ding Liren da China.

E isto é apenas o começo, avisa Gukesh. O seu objetivo, diz ele, é manter-se no topo "o mais tempo possível" e tentar alcançar Carlsen, o jogador de xadrez mais bem cotado da história.

Vencedor do título por cinco vezes consecutivas entre 2013 e 2021, Carlsen decidiu nas últimas edições não defender a coroa por falta de motivação.

"Tornar-se campeão mundial não significa que eu seja o melhor jogador do mundo", diz Gukesh. "É óbvio que há o Magnus. E isso também é um fator de motivação (...) o facto de haver alguém a um nível muito elevado, que me impele a continuar a fazer bem, a trabalhar arduamente e a tentar atingir o nível de grandeza que o Magnus atingiu."


Menções