Atleta olímpica Susana Costa termina carreira aos 39 anos
“Depois de algum tempo de reflexão, venho anunciar que, após mais de 20 anos como atleta de alto rendimento, é hora de virar a página e colocar um ponto final nesta grande caminhada”, pode ler-se numa publicação divulgada pela própria nas redes sociais.
Com 14,43 metros indoor e 14,35 metros ao ar livre como melhores marcas da carreira, somou sete títulos nacionais sob telha e seis ao ar livre e contou várias participações internacionais, desde logo com uma prata no Europeu por equipas de 2015 e um bronze no mesmo torneio, em 2013.
A trabalhar como preparadora física na equipa B feminina do Valadares Gaia, clube primodivisionário de futebol, a antiga recordista nacional e campeã ibero-americana do triplo salto de 2012 quer levar para os “novos projetos e desafios” todos os “valores olímpicos e ferramentas” que o desporto lhe deu.
Costa agradece à família e às equipas de trabalho que foi conhecendo ao longo da carreira, bem como a clubes e marcas, lembrando que o atletismo lhe proporcionou “momentos de grande felicidade, experiências inesquecíveis e amigos para a vida”.
Além do nono lugar em Jogos Olímpicos, esteve em três campeonatos do mundo e quatro europeus ao ar livre, sendo nestes últimos quinta classificada em 2016.