NBA: Dallas regressa às finais do Oeste depois de derrotar os Thunder (117-116)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Dallas regressa às finais do Oeste depois de derrotar os Thunder (117-116)

Uma vitória dramática para a equipa de Dallas
Uma vitória dramática para a equipa de DallasAFP
Os lances livres decisivos de PJ Washington e um triplo-duplo de Luka Doncic colocaram os Mavericks um passo mais perto do anel.

Dallas Mavericks 117-116 Oklahoma City Thunder

Num jogo de extrema intensidade, Dallas venceu a série por 4-2, perante o seu público, com uma enorme reviravolta na segunda parte, pondo fim à excelente época dos Thunder, que foram os surpreendentes líderes da conferência na época regular.

O adversário por um lugar nas finais da NBA será o vencedor da meia-final entre os Denver Nuggets e os Minnesota Timberwolves, cujos play-offs serão decididos esta madrugada, no sétimo e último jogo.

Luka Doncic somou 29 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências para os Mavericks, que saíram de uma desvantagem de 17 pontos no início do terceiro período para selar a vitória com dois lances livres agonizantes de PJ Washington a 2,5 segundos do fim.

"Confiança inacreditável nesta equipa", disse Doncic no meio da celebração no American Airlines Center. "Reviravolta inacreditável, esforço inacreditável, esta equipa é especial", acrescentou.

O esloveno levou a melhor na batalha final contra Shai Gilgeous-Alexander, que teve 36 pontos e oito assistências, num duelo entre dois dos três finalistas ao prémio MVP, que Nikola Jokic acabou por receber.

De menos para mais

Os anfitriões tiveram uma primeira parte irregular devido a uma má condução de bola, terminando com 17 turnovers, mais do dobro do adversário (oito). Com uma sequência de 6-24, os Thunder lideravam por 16 no intervalo.

Mas no regresso dos balneários, com os seus 20.000 adeptos a empurrarem, a equipa da casa forçou um final de jogo apertado, em que ambas as equipas se revezaram no marcador.

Um afundanço do rookie Chet Holmgren colocou os visitantes na frente por 115-116, a 20,4 segundos do fim.

Na sua última tentativa, os Mavs não conseguiram chegar ao cesto e acabaram por entregar a bola no canto a Washington, que sofreu falta de Gilgeous-Alexander quando este estava a fazer um lançamento de três pontos.

Um dos principais reforços da troca de fevereiro, PJ Washington converteu os dois primeiros lances livres e, com apenas 2,5 segundos no relógio, falhou propositadamente o terceiro para dificultar o último esforço desesperado do adversário.

"É óbvio que, se eu tivesse recuperado o ímpeto, não lhe teria feito falta. Teria deixado que ele fizesse ou falhasse o lançamento", lamentou Shai, que lidera uma das equipas mais promissoras do futuro da NBA.

Irving imbatível

Depois da vitória, Luka abraçou em campo o companheiro Kyrie Irving (22 pontos), que aumentou a sua invencibilidade em 14 jogos de play-off na carreira.

"Acho que é uma questão de preparação e de tempo. Quando se tem a oportunidade de eliminar uma equipa, é preciso aproveitá-la", disse o base, campeão com os Cleveland Cavaliers de LeBron James, em 2016.

"Esta é provavelmente a série mais difícil que já tive de enfrentar. Este é o nosso momento e acho que é altura de o aproveitar", disse.

O antigo jogador do Real Madrid espera que a presença de Irving ajude a equipa a alcançar a tão esperada vaga nas finais da NBA.

Na sua última tentativa de chegar a esta fase dos play-offs, a equipa foi derrotada pelos Golden State Warriors, de Stephen Curry, que acabaram por conquistar o anel, em 2022, por um retumbante resultado de 4-1.