NHL aprova venda dos Arizona Coyotes e transferência para o Utah

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NHL aprova venda dos Arizona Coyotes e transferência para o Utah

Vista de um jogo entre os Arizona Coyotes e os Edmonton Oilers
Vista de um jogo entre os Arizona Coyotes e os Edmonton OilersReuters
O Conselho de Governadores da Liga Nacional de Hóquei (NHL) aprovou a venda e a transferência dos Arizona Coyotes para o Utah a partir da época 2024/25, informou a liga esta quinta-feira.

O acordo inclui uma cláusula que poderá levar o Arizona a receber uma equipa de expansão se, no prazo de cinco anos, for construída uma instalação de última geração adequada a uma equipa da NHL.

A equipa do Utah será propriedade e controlada pelo Smith Entertainment Group - a empresa-mãe dos Utah Jazz da NBA - que é liderada por Ryan e Ashley Smith.

"Como toda a gente sabe, o Utah é um estado vibrante e próspero, e estamos entusiasmados por fazer parte dele", afirmou o Comissário da NHL, Gary Bettman, em comunicado de imprensa.

"Também estamos muito satisfeitos por dar as boas-vindas a Ashley e Ryan Smith à família NHL e sabemos que eles serão grandes administradores do jogo em Utah. Agradecemos-lhes por trabalharem de forma tão colaborativa com a Liga para resolver uma situação complexa desta forma benéfica e sem precedentes", acrescentou.

A partir da data de encerramento, as transações aprovadas resultarão na transferência dos ativos de hóquei existentes do franchise dos Coyotes- incluindo a sua lista de jogadores e escolhas e o seu departamento de operações de hóquei - para o franchise do Utah.

"Estamos empenhados em construir uma equipa candidata à Taça Stanley e estamos entusiasmados por dar as boas-vindas a jogadores, treinadores, funcionários e respectivas famílias incríveis no Utah", afirmou a família Smith.

"Hoje é um grande dia para Utah, para o hóquei e para a construção de um legado que terá um impacto duradouro para as gerações vindouras", acrescentou.

A franquia Coyotes teve um mandato tumultoso no Arizona, desde que se mudou de Winnipeg para Phoenix em 1996, e depois para a vizinha Glendale, em 2003, enfrentando muitas lutas no gelo e uma incapacidade de garantir uma arena de calibre NHL.

Em 2009, o antigo proprietário da equipa, Jerry Moyes, levou a equipa à falência, o que levou a NHL a gerir o franchise durante quatro anos e, em 2021, Glendale rescindiu o contrato de arrendamento anual dos Coyotes para a Gila River Arena, propriedade da cidade, que tinham chamado de casa.

No meio de uma luta para encontrar uma casa permanente, os Coyotes jogaram as duas últimas temporadas num rinque no campus da Universidade Estadual do Arizona, que não era adequado para o hóquei da NHL e tinha capacidade para apenas cerca de 4.600 pessoas por jogo.

Além da franquia de Utah, o Conselho de Administração aprovou um plano que torna a franquia dos Coyotes inativa, com o direito de ser reativada se o proprietário Alex Meruelo conseguir ter uma nova arena pronta no prazo de cinco anos.

"Este não é o fim do hóquei da NHL no Arizona", disse Meruelo.

"Negociei o direito de reativar a equipa nos próximos cinco anos e mantive a propriedade do nome, marca e logótipo dos adorados Coyotes. Continuo empenhado nesta comunidade e na construção de um recinto desportivo de primeira classe e de uma zona de entretenimento sem procurar apoio financeiro do público", garantiu.