Despedida amarga do Manchester City do ano civil de 2022. Com Erling Haaland de volta ao onze (onde também estavam João Cancelo e Bernardo Silva) completamente recuperado de lesão, o campeão inglês perdeu diante do Brentford (1-2), na 16.ª jornada da Premier League.

Pouco assertiva a equipa de Pep Guardiola acabou surpreendida logo aos 16 minutos quando Ivan Toney ganhou no ar a Laporte e colocou a bola no fundo das redes à guarda de Ederson. O disparo fulminante de Phil Foden (45+1 minutos), na sequência de um canto pareceu devolver alguma normalidade aos citizens, mas o balde de água fria estava mesmo para vir.
Reveja aqui as incidências do jogo
Aos 90+8 minutos (foram dados 10 minutos de compensação pela demora na assistência a Laporte que abriu o sobreolho), o Brentford saiu rapidamente de um canto a favor para o Manchester City e Ivan Toney bisou após passe de Joshua Dasilva. Um belo momento de afirmação do avançado que ficou de fora das escolhas de Gareth Southgate para o Mundial-2022.

33 anos depois, o Brentford, 10.º classificado com 10 pontos, voltou a vencer o Manchester City (a última aconteceu em 1989, também por 2-1, nos 16avos de final da Taça de Inglaterra) e tornou-se na primeira equipa esta época a roubar pontos em casa dos citizens, segundos classificados com 32 pontos. Quem se pode ficar a rir é mesmo o Arsenal que visita o Wolverhampton e pode ampliar a vantagem que tem na liderança, que neste momento é de dois pontos.