Mais

80 jogadores recrutados, estrelas do futebol e influenciadores: Kings League é lançada em França

A Kings League está a chegar a França
A Kings League está a chegar a FrançaKings League France

Na segunda-feira à noite, teve lugar em Paris a primeira seleção francesa da Kings League, um projeto inventado e promovido por Gerard Piqué. Influenciadores, youtubers, antigas estrelas do futebol francês e atuais jogadores selecionaram os membros das suas respectivas equipas, que irão competir num campeonato francês a partir de domingo, 6 de abril.

"Estamos muito entusiasmados e orgulhosos por trazer a Kings League para França e esperamos que nos divirtamos muito aqui". Gerard Piqué não escondeu o seu entusiasmo na segunda-feira à noite no Paris Dojo. Presente no lançamento do draft da Kings League, o antigo craque blaugrana falou com o Flashscore enquanto passava pelo tapete vermelho, posicionado atrás da tribuna de jogadores que aguardavam as suas nomeações.

Depois de Espanha e do Campeonato do Mundo do México, o agora empresário catalão voltou a sua atenção para França para lançar uma nova liga.

Combinando futebol e regras imprevisíveis, a Kings League junta streamers, estrelas da Internet e jogadores desportivos para criar um grande entretenimento. E para o conseguir em França, Piqué pensou em grande. "Adoro França, adoro Paris. O vosso país tem tudo o que é preciso para ter um campeonato de qualidade. O futebol é como uma religião, os adeptos têm uma grande comunidade, são apaixonados, os estádios estão cheios e há o suficiente para fazer um espetáculo."

O espetáculo já está presente para os jornalistas antes do draft. A cerimónia de lançamento da Kings League é um verdadeiro evento, com a maioria dos presidentes das equipas a passarem pelo tapete vermelho. Adil Rami, Michou, Domingo e AmineMaTue estavam todos lá com sorrisos nos rostos, já vestidos a rigor.

"A equipa a ter em conta? Não sei, mas aqui o Squeezie, 'United', tem uma equipa doentia", diz Rami, já com algumas piadas sobre si próprio. No entanto, a sua opinião foi partilhada por Domingo, que respondeu que "o seu dérbi" seria provavelmente contra a equipa do famoso youtuber.

Rivalidades à parte, a noite teve o seu próprio toque de leveza. Na passadeira vermelha, Michou brincou: "Cheguei calmamente com a minha camisola, vi a passadeira vermelha e pedi ao meu estilista que me trouxesse um casaco de fato", brincou, sublinhando o ambiente simultaneamente calmo e moderno.

8 equipas, 80 convocados

É preciso dizer que fomos avisados desde o início: era exigido um código de vestuário "elegante" e não eram permitidas fotografias ou vídeos das bancadas durante a cerimónia. O sorteio, transmitido pela Twich, X e apoiado pela M6+, começa sob holofotes amarelos e brancos e abre-se num palco composto por oito sofás - os que acolherão os presidentes das equipas.

Do lado oposto, os futuros recrutas estão sentados numa bancada e aplaudem assim que entra um chefe de equipa. O primeiro é AmineMaTue. Depois vêm Squeezie, Domingo, Pfut, Rami, Michou, Aurélien Tchouaméni e Kameto.

Em representação da equipa "360 Nations", o médio do Real Madrid co-preside uma equipa com Jules Koundé, Mike Maignan, Manu Koné, Brian Mbeumo e Senny Mayulu.

No cenário, trocam-se algumas piadas entre os presidentes. A rivalidade entre Rami e Pfut estabelece-se de imediato, à medida que os nomes dos clubes passam no ecrã gigante. F2R, Panam All Starz, Wolf Pack, Generation Seven e FC Silmi e Karasu ganham vida perante os seus futuros jogadores. Entretanto, o Olympique de Marselha também anunciou num comunicado de imprensa que iria trabalhar com o seu antigo defesa na competição. A equipa vestirá as cores do Marselha e poderá beneficiar das suas instalações.

Depois veio o famoso sorteio. Um a um, os presidentes escolhem os 10 jogadores que irão compor a sua equipa. Os números, seguidos dos nomes, foram sendo chamados à vez, mesmo que alguns deles fossem desejados por outros. A maioria dos primeiros escolhidos eram jogadores de ataque. Mas a equipa do 360 Nations contrariou a tendência, escolhendo primeiro um guarda-redes.

Houve troca de risos e discussões entre as diferentes equipas entre os sorteios. Os apresentadores tentam intervir quando a cerimónia se arrasta :"oh, parece que o Domingo roubou um jogador que o Adil queria".

No final da noite, todas as equipas são constituídas por 10 jogadores cada. Os presidentes dispõem ainda de três "wildcards" que podem ser retirados sempre que desejarem durante os jogos.

O que é a Kings League?

A Kings League é uma competição concebida e criada por Gerard Piqué. Em França, é um campeonato em que oito equipas lideradas por celebridades se defrontam a partir de 6 de abril.

As regras são muitas e suscetíveis de serem alteradas. No entanto, algumas delas dão uma boa imagem do desporto. Trata-se de futebol de 7. Um jogo tem a duração de 40 minutos e o relógio não pára. O jogo começa na baliza, onde há um guarda-redes e um jogador. O jogador de campo tem de correr em direção ao centro do campo, onde recupera uma bola lançada ou caída. A cada minuto, um novo jogador junta-se a ele. Ao 18.º minuto, um dado gigante é lançado para determinar o número de jogadores que permanecerão no jogo até ao intervalo... E há muitas outras novidades nesta nova forma de ver o futebol.

Muito popular em Espanha e na América Latina, a competição já deu provas do seu valor, tendo mesmo sido realizado um Campeonato do Mundo no México, no verão passado. Em 2025, a França acolherá o Campeonato do Mundo de Clubes, com 32 equipas do universo da Kings League. Streamers, criadores de conteúdos e lendas do futebol estarão em competição.

Para além de França, a Kings League está também a expandir-se no Brasil e em Itália. E é provável que haja mais para vir.