Reveja aqui as principais incidências da partida
Depois da vitória pela margem mínima (1-0) do Portimonense no Algarve na partida da primeira volta, o segundo encontro entre ambas teve lugar bem mais a norte do país. Em Famalicão, famalicenses e algarvios encontraram-se praticamente colados na tabela, com apenas dois pontos a separar os dois conjuntos.
No que toca às equipas iniciais, João Pedro Sousa fez apenas uma mexida no seu Famalicão, com Denilson Jr. a entrar para o lugar do castigado Cádiz. Já Paulo Sérgio operou cinco mudanças, com Pedrão, Pedro Sá, Maurício, Rui Gomes e Bryan Róchez a entrarem no onze.

O apito inicial do árbitro Fábio Veríssimo acabou por trazer de imediato a primeira ocasião do jogo, com Dobre a atirar para defesa difícil de Nakamura. Aos oito minutos, nova ocasião flagrante com os mesmos protagonistas, mas o nipónico voltou a impor-se na baliza algarvia.
A partir daí, o Portimonense começou a impor o seu jogo e conseguiu criar perigo. Ainda antes dos 20 minutos, João Pedro Sousa sofreu uma contrariedade, com Colombatto a lesionar-se com alguma gravidade no braço. Gustavo Assunção entrou para o seu lugar e viu, logo a seguir, Francisco Moura impedir o golo de Moufi com um corte importante.
Na ponta final da primeira parte, Pedrão viu a bola passar bastante perto do poste da baliza de Luiz Júnior, aos 34 minutos. Seguiu-se a resposta, mas o cabeceamento de Penetra voltou a ser parado por Nakamura. A fechar, Rui Gomes, Pedrão e Maurício voltaram a estar perto do golo, mas o nulo seguiu para a etapa complementar.

No segundo tempo a tendência inverteu-se, e os primeiros minutos não tiveram ocasiões de perigo e foram pautados por várias paragens no jogo. A primeira oportunidade apareceu aos 69 minutos, com Ivo Rodrigues a combinar com Iván Jaime e, com tudo para fazer o golo, a rematar por cima.
A partida acabou por animar na parte final e, aos 86 minutos, Nakamura esteve perto de fazer autogolo. Na cobrança de um canto, Riccieli cabeceou para mais uma grande parada do guarda-redes e, na tentativa de cortar, Pedro Sá acertou no poste da sua baliza. No entanto, há terceira foi mesmo de vez e, após um canto, Leandro Sanca apareceu a atirar de cabeça para o 1-0, contando com alguma sorte à mistura.
Nos últimos minutos da compensação, Yony ainda tentou o golo, ganhou o canto e na sequência do lance, pediu-se penálti de Zaydou sobre Yony. No entanto, Fábio Veríssimo não considerou qualquer infração após visualizar as imagens e a vitória famalicense estava mesmo confirmada.
Com este triunfo, o Famalicão regressou assim às vitórias na Liga depois de dois desaires consecutivos, e subiu à oitava posição, com 27 pontos. Já o Portimonense voltou às derrotas, continuando na 12.ª posição com 26 pontos.
Homem do jogo Flashscore: Iván Jaime (Famalicão)