Mais

A origem e significado da celebração dos golos de Estêvão

Revelado pelo Palmeiras, Estêvão já foi vendido ao Chelsea
Revelado pelo Palmeiras, Estêvão já foi vendido ao ChelseaMarco Miatelo / AGIF / AGIF via AFP

Aos 17 anos de idade, Estêvão já foi eleito o craque do Brasileirão e é visto como a maior jóia brasileira desde Neymar.

Estêvão, revelado na formação do Palmeiras, estourou para o futebol mundial no início de 2024 e rapidamente se tornou peça chave no modelo de jogo do treinador português Abel Ferreira. Aos 17 anos, o avançado superou as marcas de Neymar e Gabriel Jesus, com os recordes de golos na primeira temporada como profissional e jogador mais novo a ser eleito o craque do campeonato brasileiro.

Os números de Estêvão
Os números de EstêvãoFlashscore

Apesar da pouca idade, Estevão marcou 15 golos na temporada de 2024, sendo 13 no Brasileirão, um na Libertadores e um na Taça do Brasil. Ao balançar as redes, o avançado vem chamando a atenção pela forma de comemorar, onde cruza os braços e os esfrega como se estivesse a sentir frio. O gesto ficou famoso pela inspiração de Cole Palmer, do Chelsea, que tem a comemoração como a sua “marca registada”.

Estevão e Cole Palmer, além de outros jogadores que já repetiram o gesto, fazem-no para mostrar frieza dentro de campo, não sentindo a pressão dos adversários ao longo das partidas. Craques do futebol mundial, os dois serão em breve companheiros de equipa, já que o jovem brasileiro foi negociado com o clube inglês no início de 2024 e vai integrar o plantel do Chelsea após o Mundial de Clubes da FIFA, em 2025, quando já terá completado os 18 anos.

A situação das comemorações semelhantes chegou ao craque inglês, que publicou uma foto de Estevão nas redes sociais e enviou recado de “em breve”. Principal jogador do Chelsea neste momento, Palmer tem o hábito de ser decisivo e está a fazer parte do crescimento da equipa desde a saída de Roman Abramovich, antigo dono do clube. 

Cole Palmer e Estevão ainda não se conheceram pessoalmente, mas já trocaram palavras por mensagens. Rasgando elogios, o brasileiro revelou a conversa e o cenário é de grande otimismo para o futuro.

A comemoração dele era tendência, muito popular. Conversamos nas redes sociais, marquei-o no Instagram, ele me chamou de estrela, eu disse que ele também é uma estrela. Ele disse que faremos muitas coisas boas juntos pelo Chelsea”, comentou Estevão. Comandando por Enzo Maresca, Palmer é um dos melhores marcadores da equipa na Premier League.

Com 15 golos no ano de 2024, Estevão foi eleito o craque do Brasileirão e comemorou os feitos com diversas comemorações, abraçando o estilo de Cole Palmer na reta final. Antes da inspiração no futuro companheiro, o avançado marcou golos e festejou socando o ar, abraçando os colegas de equipa e indo em direção aos adeptos.

Craque do Palmeiras em 2024, Estevão estreou-se na equipa profissional na última partida do Brasileirão de 2023, quando o clube foi campeão pelo segundo ano seguido, e tinha Endrick como protagonista. Apesar dos poucos minutos em campo, a sensação era de otimismo, ao saber que outra joia estava preparada para assumir a batuta. Endrick foi vendido ao Real Madrid e está na equipa espanhola desde o começo da temporada 2024/25 da Europa.

Os melhores golos de Estevão com a famosa comemoração

Com uma curta carreira, Estevão era observado desde a formação como uma grande promessa e rapidamente foi promovido pelo Palmeiras ao plantel profissional, assumindo a posição de protagonista da equipa com a eminente saída de Endrick. 

1) Palmeiras 3 x 1 Juventude: Brasileirão 2024

A primeira vez que Estevão apareceu a fazer a comemoração similar à de Cole Palmer foi na vitória contra o Juventude, por 3-1, na 11.ª jornada do Brasileirão. O avançado aproveitou um cruzamento de Raphel Veiga, desviado por Flaco Lopez, e rematou para o golo.

2) Grêmio 2 x 2 Palmieras: Brasileirão 2024

Em seguida, Estevão voltou a realizar a comemoração no jogo contra o Grêmio, na 14.ª jornada. No empate a dois golos, o jovem avançado foi fundamental para o Verdão levar um ponto para casa. Após estar a perder por 2-0, a equipa empatou rapidamente, com dois golos em cinco minutos. O segundo, de Estevão, foi uma pintura. Com um grande remate de fora da área, a bola foi indefensável para o guarda-redes. 

3) Palmeiras 2 x 2 Fortaleza: Brasileirão 2024

A terceira e última vez que Estevão fez a comemoração gelada foi no empate contra o Fortaleza, no Allianz Parque, em partida que valia pontos importantes para a liderança do Brasileirão. O jovem assumiu a responsabilidade de superar o guarda-redes João Ricardo e balançou as redes. O golo foi o 11.º de Estevão no campeonato, que terminou como o terceiro artilheiro, atrás de Yuri Alberto e Alerrandro.

Estevão foi vendido ao Chelsea por 61,5 milhões de euros

Estevão já foi convocado por Dorival Júnior para a seleção brasileira
Estevão já foi convocado por Dorival Júnior para a seleção brasileira(Photo by Miguel Schincariol / Getty Images South America / Getty Images via AFP)

Terceiro goleador do Brasileirão 2024, Estevão era observado por clubes da Europa desde a infância, quando dava os primeiros passos como jogador no Cruzeiro e chamava a atenção pelo talento fora do comum. Trabalhado ao mínimo detalhe pela formação do Palmeiras, o jovem foi rapidamente vendido ao Chelsea quando começou a atuar na equipa profissional.

Com grande concorrência no mercado de transferências, o Chelsea fechou a compra de Estevão por 61,5 milhões de euros. O valor negociado foi acima da cláusula de rescisão, que era de 45 milhões de euros, mas o Palmeiras elevou o valor com objetivos desportivos previstos.

A venda foi oficializada em junho de 2024 pelo Palmeiras, mas os termos do contrato estavam acertados desde maio. O clube paulista divulgou uma nota oficial nos veículos de comunicação confirmando o acordo.

A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que concluiu acordo com o Chelsea para a transferência do atacante Estêvão. O atleta de 17 anos se apresentará à equipa de Londres em julho de 2025, após disputar o Mundial de Clubes da FIFA”, escreveu o Palmeiras nas redes sociais. Estevão completa os 18 anos em abril, mas os clubes chegaram a acordo para a ida do jovem após a disputa do Mundial de Clubes.

Desejado por muitas equipas da Europa, Estevão precisou de passar por grande decisão para saber em que clube gostaria de jogar. Sondado por Barcelona, Chelsea e Paris Saint Germain, o avançado de 17 anos optou por assinar com a equipa inglesa e explicou as razões levadas em consideração para esta decisão. 

Em entrevista, Estevão afirmou que escolheu o Chelsea pelo planeamento apresentado pelo clube. “Decidi pelo Chelsea por causa do planeamento deles. Fiquei muito satisfeito com isso. Não apenas por mim, mas também pela minha família. Foi o clube que acreditou em mim e confiou no meu trabalho. Espero poder retribuir isso”, explicou o atacante do Palmeiras.

Apelidado de Messinho, Estevão quer construir a própria história

Observado como um grande talento desde os 11 anos, Estevão atuava na formação do Cruzeiro e tinha o apelido de “Messinho”, onde jogou até ao início de 2021. Envolvido em problemas políticos e jurídicos do clube mineiro, o atacante teve o seu contrato rescindido e assinou com o Palmeiras. 

Agora jogando no futebol profissional, Estevão prefere não usar o antigo apelido e quer construir a sua história, deixando de lado as comparações com o craque Lionel Messi, do Inter Miami, campeão do Mundial-2022 e ídolo máximo do Barcelona.

"Na hora que a gente caiu no grupo dele eu nem acreditei que vou enfrentar meu maior ídolo, um cara que é uma referência dentro e fora de campo para mim. Vai ser um momento especial, não só para mim, mas para todos os palmeirenses, os jogadores. Acho que vai ser muito importante", afirmou Estevão em entrevista recente.

Palmeiras e Inter Miami estão no mesmo grupo do Mundial de Clubes da Fifa, onde o encontro entre os dois jogadores pode acontecer. Em declaração, comentou que não é fácil lidar com as comparações.

"Desde pequeno, ser chamado de Messinho, confesso que não gosto. Desde os dez anos, na formação do Cruzeiro. Não gosto de comparações. Para quem não sabe lidar, atrapalha bastante. Com 17 anos, não tenho tempo a perder ouvindo críticas. Quero ser feliz, amo jogar futebol, quero desfrutar ao máximo. Eu sendo Estêvão está muito bom", completou Estevão em entrevista à ESPN.

Estevão teve o seu nome envolvido em escândalos do Cruzeiro, quando o clube havia sido despromovido para a Série B e estaria cedendo uma percentagem de direitos económicos do avançado em garantias de empréstimos, o que é proibido pela FIFA e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).