James Rodríguez terminou o seu primeiro semestre no futebol mexicano com uma deceção. O jogador, que assinou pelo León em janeiro depois de rescindir contrato com o Rayo (mais uma rescisão na sua carreira), foi eliminado nos quartos de final do Clausura (sem jogar a primeira mão devido a castigo) quando a sua equipa perdeu o play-off para o Cruz Azul do guarda-redes colombiano Kevin Mier.
O antigo jogador do Real Madrid terminou o campeonato debaixo de fogo. A sua expulsão, que o impediu de participar no play-off com o Cruz Azul, é alvo de críticas pelo seu desempenho nos quartos de final. Por um lado, o seu papel na primeira volta é elogiado. Por outro, a sua expulsão, que afetou o León na primeira mão e o seu nível na segunda mão, é posta em causa.
Sem Campeonato do Mundo de Clubes
Outro golpe moral para James foi a decisão da FIFA sobre a participação do Club León no Mundial de Clubes. O organismo decidiu excluir a equipa mexicana devido à multipropriedade que partilha com o Pachuca, uma equipa que também participará na competição.

Em 17 jogos, James Rodriguez marcou dois golos e fez três assistências pelo León. Os adeptos da equipa mexicana exigem mais do jogador antes do próximo torneio, enquanto na Colômbia se espera que ele jogue nos próximos jogos do Tricolor contra o Peru em Barranquilla e a Argentina em Buenos Aires.