"Acidente de teleférico na estância de esqui de Astún com vários feridos", anunciaram os serviços de emergência da região de Aragão na rede social X. De acordo com os meios de comunicação locais, há pelo menos nove feridos muito graves, dez feridos menos graves e 20 feridos ligeiros.
Os factos ocorreram na manhã de sábado, na estância de esqui de Astún, nos Pirinéus aragoneses, perto da fronteira com França, quando o cabo de um teleférico se soltou e as pessoas que nela se encontravam caíram.
"De repente, ouvimos um barulho e fomos diretamente para o chão, para a cadeira. Saltámos para cima e para baixo umas cinco vezes e as nossas costas ficaram bastante doridas ou magoadas, mas houve pessoas que caíram das cadeiras", disse uma das mulheres afectadas, María Moreno, à estação de televisão pública TVE.
"A verdade é que tivemos muito medo", disse Moreno, que calcula que deve ter havido pessoas gravemente feridas porque "a cadeira deu-lhes um impacto direto" quando caiu.
"É como se um cabo se tivesse soltado e de repente todas as cadeiras começaram a cair e as pessoas voaram", disse outra testemunha, um jovem, à TVE.
Cinco helicópteros e cerca de 15 ambulâncias foram mobilizados para o local para evacuar os feridos para os hospitais mais próximos, enquanto um hospital de campanha foi instalado na estância de esqui, informaram os serviços de emergência.
"O presidente regional de Aragão, Jorge Azcón, disse no X que tinha sido informado do acidente na estância de esqui de Astún e que estava a caminho do local, garantindo que todos os recursos necessários estavam "a trabalhar para atender as pessoas afectadas e os feridos".
O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, escreveu em X que tinha falado com Azcón para lhe "oferecer todo o apoio" do governo e que estava "chocado com a notícia do acidente na estância de esqui de Astún".