Adeptos presentes no estádio Salt Lake, em Calcutá, lançaram assentos arrancados e outros objetos para o relvado e para a pista, enquanto várias pessoas treparam a vedação em redor do campo e atiraram objetos, segundo imagens divulgadas pela agência noticiosa ANI, após uma aparição que, de acordo com a imprensa indiana, durou apenas 20 minutos.
"Apenas líderes e atores rodeavam o Messi", contou um adepto à ANI. "Então, para que nos chamaram? Comprámos um bilhete por 12.000 rupias (110 euros), mas nem sequer conseguimos ver-lhe a cara".
Os organizadores da digressão do avançado da Argentina e do Inter Miami pela Índia não responderam de imediato ao pedido de comentário.
Messi encontra-se na Índia como parte de uma digressão em que está previsto participar em concertos, clínicas de futebol para jovens, um torneio de Padel e lançar iniciativas solidárias em eventos em Calcutá, Hiderabade, Bombaim e Nova Deli.
A ministra-chefe do estado de Bengala Ocidental, Mamata Banerjee, pediu desculpa a Messi e ordenou a abertura de um inquérito ao incidente.
"Estou profundamente perturbada e chocada com a má gestão que se verificou no estádio Salt Lake", escreveu Banerjee, que se dirigia ao evento quando se instalou o caos, na rede X.
"Peço sinceras desculpas ao Lionel Messi, assim como a todos os amantes do desporto e aos seus adeptos, pelo infeliz incidente", afirmou. "Vou constituir uma comissão de inquérito... a comissão irá realizar uma investigação detalhada ao incidente, apurar responsabilidades e recomendar medidas para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro".
Bengala Ocidental, Querala e Goa são estados que há muito têm grandes comunidades de adeptos de futebol numa Índia dominada pelo críquete.
O lendário futebolista argentino Diego Maradona visitou Calcutá por duas vezes e, em 2017, inaugurou uma estátua sua a segurar o troféu do Mundial, perante milhares de adeptos.
Messi, que disputou um jogo amigável no estádio Salt Lake em 2011, em que a Argentina venceu a Venezuela por 1-0, inaugurou virtualmente no sábado uma estátua sua de 21 metros em Calcutá.
