Adeus Milão-Cortina: Eis onde se vão realizar os próximos Jogos Olímpicos

As patinadoras neerlandesas de short track Zoë Deltrap, Xandra Velzeboer, Selma Poutsma e Michelle Velzeboer posam dentro dos anéis olímpicos
As patinadoras neerlandesas de short track Zoë Deltrap, Xandra Velzeboer, Selma Poutsma e Michelle Velzeboer posam dentro dos anéis olímpicosROBIN VAN LONKHUIJSEN / ANP MAG / ANP VIA AFP

Após duas semanas incríveis em Milão e Cortina d’Ampezzo, a chama olímpica apaga-se até daqui a dois anos. Mas para onde viajará a seguir? O Flashscore revela-lhe onde se vão realizar os próximos Jogos Olímpicos.

Assistimos a recordes mundiais a serem batidos, à América do Sul a conquistar a sua primeira medalha nos Jogos de Inverno, a novos heróis a emergirem e a lendas a despedirem-se – os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 em Milão-Cortina foram um verdadeiro desfile de momentos marcantes ao longo de duas semanas, e já estamos ansiosos pelos próximos.

Como sempre, teremos de esperar dois anos até voltarmos a ver os melhores atletas do mundo a lutar pelas cobiçadas medalhas de ouro. Mas onde se vão realizar? O Flashscore mostra-lhe os próximos anfitriões dos Jogos Olímpicos.

Onde se vão realizar os Jogos Olímpicos de 2028?

No próximo grande capítulo, os Jogos Olímpicos regressam a Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, no verão de 2028.

A cidade da Costa Oeste americana vai receber os Jogos Olímpicos pela terceira vez na sua história, depois de 1932 e 1984, juntando-se a Londres (1908, 1948, 2012) e Paris (1900, 1924, 2024) como as únicas cidades a acolherem os Jogos por três vezes na rica história da competição.

Los Angeles será o palco das cerimónias de abertura e encerramento, que terão lugar no SoFi Stadium e no Los Angeles Memorial Coliseum. A cerimónia de abertura, marcada para 14 de julho de 2028, decorrerá em simultâneo nos dois recintos, enquanto a cerimónia de encerramento terá lugar apenas no Coliseum, onde também se realizaram os Jogos de 1932 e 1984.

O Los Angeles Memorial Coliseum vai acolher as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2028
O Los Angeles Memorial Coliseum vai acolher as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2028Sean M. Haffey / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O Los Angeles Memorial Coliseum será o palco das provas de atletismo, enquanto o SoFi Stadium, habitualmente utilizado pelos Los Angeles Rams e Los Angeles Chargers da NFL, vai receber todas as provas de natação. Outros recintos em Los Angeles incluem a Crypto.com Arena dos Los Angeles Lakers (ginástica), o Intuit Dome dos Los Angeles Clippers (basquetebol), o Rose Bowl (futebol), o Santa Anita Park (equestre) e o Riviera Country Club (golfe), enquanto o flag football e o lacrosse, recentemente adicionados, vão disputar-se no BMO Stadium, casa do Los Angeles FC na MLS.

Além de Los Angeles, Oklahoma City, Oklahoma, vai receber duas modalidades: softball e slalom de canoagem.

Os Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles, conhecidos como LA-28, vão decorrer de 12 a 30 de julho de 2028.

Onde se vão realizar os Jogos Olímpicos de Inverno 2030?

Em 2030, os Jogos Olímpicos vão realizar-se nos Alpes Franceses pela primeira vez desde 1992.

A França vai acolher os Jogos Olímpicos de Inverno pela quarta vez na sua história. Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno realizaram-se em Chamonix, nos Alpes Franceses, em 1924, tendo a região recebido novamente os Jogos em 1968 (Grenoble) e 1992 (Albertville). Os Alpes Franceses tornam-se assim a primeira região a acolher os Jogos de Inverno por quatro vezes.

O local da cerimónia de abertura, agendada para 1 de julho de 2030, ainda não foi anunciado. A cerimónia de encerramento terá lugar na Promenade des Anglais, em Nice, a 17 de fevereiro de 2030.

A Promenade des Anglais, em Nice, vai acolher a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2030
A Promenade des Anglais, em Nice, vai acolher a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2030Foto de ROBERT PALOMBA / ONLY FRANCE / ONLY FRANCE VIA AFP

As provas dos Jogos Olímpicos de 2030 vão decorrer em vários polos nos Alpes Franceses. Eis os polos que vão receber as modalidades em 2030:

Nice: Stade de Nice (hóquei no gelo), Palais Nikaïa (curling)

Briançon: Serre Chevalier (esqui freestyle, snowboard (aéreos, moguls, big air)), Montgenèvre (esqui freestyle, snowboard (ski cross, cross halfpipe, slopestyle, slalom gigante paralelo))

Saboia: La Plagne (bobsleigh, luge, skeleton), Courchevel (esqui alpino, saltos de esqui, combinado nórdico), Val-d’Isère (esqui alpino)

Alta Saboia: La Clusaz (esqui de fundo), Le Grand-Bornand (biatlo)

Val-d'Isère vai acolher as provas de esqui alpino nos Jogos Olímpicos de 2030 nos Alpes Franceses
Val-d'Isère vai acolher as provas de esqui alpino nos Jogos Olímpicos de 2030 nos Alpes FrancesesOlivier CHASSIGNOLE / AFP

O COI ainda não confirmou os recintos para as provas de patinagem de velocidade, patinagem artística e patinagem de velocidade em pista curta. Edgar Grospiron, presidente do comité organizador dos Jogos, afirmou que seria demasiado dispendioso construir um novo recinto. As opções atuais passam por renovar recintos em Albertville e/ou Grenoble ou realizar as provas fora de França. O Oval Lingotto, em Turim (Itália), e o Thialf, em Heerenveen (Países Baixos), são apontados como possíveis alternativas.

Os Jogos Olímpicos de 2030 nos Alpes Franceses vão decorrer entre 1 e 17 de fevereiro de 2030.

Onde se vão realizar os Jogos Olímpicos de 2032?

Os Jogos Olímpicos de 2032 vão realizar-se em Brisbane, Austrália.

Os Jogos em Brisbane, conhecidos como Bris-2032, serão os terceiros Jogos Olímpicos realizados na Austrália, depois dos Jogos de Verão de 1956 (Melbourne) e 2000 (Sydney). Será a segunda vez na história olímpica que os Jogos de Verão se realizam no inverno do país anfitrião, depois de 2016 (Rio de Janeiro, Brasil).

Tal como em 2030, os Jogos Olímpicos de Verão de 2032 vão decorrer em vários locais em Brisbane e arredores, com três zonas principais: Brisbane, Gold Coast e Sunshine Coast.

As cerimónias de abertura e encerramento vão realizar-se no Estádio Olímpico de Brisbane a 23 de julho de 2032. O Estádio Olímpico de Brisbane, cuja construção deverá arrancar em 2026 ou 2027 e que deverá abrir portas em 2031 ou 2032, vai também receber todas as provas de atletismo.

Os seguintes recintos em Brisbane vão acolher provas desportivas:

National Aquatic Centre (natação, saltos para a água, polo aquático, natação artística), South Bank Piazza (basquetebol 3x3), Lang Park (futebol), Sleeman Sports Complex (ciclismo de pista, BMX racing), Brisbane International Shooting Centre (tiro), Royal Queensland Golf Club (golfe), Springfield Central Stadium (pentatlo moderno), Brisbane Entertainment Centre (basquetebol), Moreton Bay Indoor Sports Centre (boxe), Redland Whitewater Centre (canoagem slalom), Queensland Tennis Centre (ténis), The Gabba (críquete**), Brisbane Showgrounds (a designar), Queensland State Netball Centre (a designar).

Os seguintes recintos em Gold Coast vão acolher provas desportivas:

Gold Coast Convention & Exhibition Centre (voleibol*, halterofilismo), Broadbeach Park Stadium (voleibol de praia), Gold Coast Sports and Leisure Centre (judo, luta livre), Southport Broadwater Parklands (hóquei em campo), Coomera Indoor Sports Centre (voleibol*), Robina Stadium (futebol*), Gold Coast Arena (a designar)

Os seguintes recintos em Sunshine Coast vão acolher provas desportivas:

Sunshine Coast Stadium (futebol*), Sunshine Coast Indoor Sports Centre (a designar), Alexandra Headland (ciclismo de estrada, maratona, marcha, kitesurf), Sunshine Coast Mountain Bike Centre (BTT).

Os seguintes recintos fora do estado e na região de Queensland vão acolher provas desportivas:

Logan Indoor Sports Centre (Logan City, a designar), Griffith University Logan Campus Ballpark (Logan City, basebol/softball**), Toowoomba Showgrounds (Toowoomba, equestre), North Queensland Stadium (Townsville, futebol*), Maryborough (recinto a designar, tiro com arco), Whitsunday Islands (Townsville, vela), Barlow Park (Cairns, futebol*), Cairns Convention Centre (Cairns, a designar), Fitzroy River (Rockhampton, canoagem, remo), Great Barrier Reef Arena (Mackay, críquete**), Sydney Football Stadium (Sydney, futebol*), Melbourne Rectangular Stadium (Melbourne, futebol*).

*=inclui fases preliminares

**=recinto potencial

Além do Estádio Olímpico de Brisbane, os seguintes recintos ainda vão ser construídos:

Moreton Bay Indoor Sports Centre, Redland Whitewater Centre, Gold Coast Arena, Sunshine Coast Indoor Sports Centre e ambos os recintos de Logan City.

Os Jogos Olímpicos de 2032 vão decorrer entre 23 de julho e 8 de agosto de 2032.

Onde se vão realizar os Jogos Olímpicos de Inverno 2034?

Os Jogos Olímpicos de 2034 vão regressar aos Estados Unidos e realizar-se no estado do Utah.

Os Jogos de Inverno de 2034, conhecidos como Utah-2034, serão os quintos Jogos Olímpicos de Inverno e os décimos Jogos Olímpicos no total a realizarem-se nos Estados Unidos. Salt Lake City será também a quinta cidade a ter (co-)organizado vários Jogos Olímpicos de Inverno, depois de ter recebido a edição de 2002.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2002 no Rice-Eccles Stadium, Salt Lake City, Utah
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2002 no Rice-Eccles Stadium, Salt Lake City, UtahČTK / AP / TON HANSON

Os Jogos Olímpicos no Utah vão decorrer em duas zonas distintas: a Zona de Salt Lake City e a Zona Wasatch Back. Dois recintos ficam fora destas zonas.

As cerimónias de abertura e encerramento do Utah-2034 vão realizar-se no Rice-Eccles Stadium, estádio da Universidade do Utah, em Salt Lake City. O Rice-Eccles Stadium já acolheu as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos de 2002. No entanto, tal como anteriormente, o estádio não vai receber provas desportivas.

Os seguintes recintos da Zona de Salt Lake City vão acolher provas desportivas:

Block 85 (snowboard (big air), esqui freestyle (big air), Medals Plaza), Delta Center (hóquei no gelo), Maverik Center (patinagem artística, patinagem de velocidade em pista curta), Salt Palace (curling), Utah Olympic Oval (patinagem de velocidade)

Os seguintes recintos da Zona Wasatch Back vão acolher provas desportivas:

Deer Valley (esqui freestyle (aéreos e moguls)), Park City Mountain Resort (snowboard (halfpipe e slopestyle), esqui freestyle (halfpipe e slopestyle)), Soldier Hollow (biatlo, esqui de fundo, combinado nórdico), Utah Olympic Park Track (bobsleigh, luge, skeleton), Utah Olympic Park Jumps (saltos de esqui, combinado nórdico)

Os dois recintos fora destas zonas são o Peaks Ice Arena em Provo, onde se vai disputar o hóquei no gelo, e o Snowbasin Resort no Condado de Weber, onde se vai realizar o esqui alpino.

Os Jogos Olímpicos de 2034 vão decorrer entre 10 e 26 de fevereiro de 2034.

Onde serão realizados os Jogos Olímpicos de 2036?

Ainda não foi eleito o país anfitrião dos Jogos Olímpicos de verão de 2036. O COI (Comité Olímpico Internacional) também não divulgou um calendário.

A partir de fevereiro de 2026, foram apresentadas várias candidaturas. As seguintes nações apresentaram oficialmente uma candidatura para acolher os Jogos Olímpicos de 2036:

Índia (Ahmedabad), Catar (Doha), Turquia (Istambul), Chile (Santiago), África do Sul (cidade-sede por anunciar).

As seguintes nações manifestaram o seu interesse em acolher os Jogos Olímpicos de 2036, mas ainda não apresentaram uma candidatura:

Egito (A Nova Capital), Coreia do Sul (Seul ou Província de Jeolla do Norte), Arábia Saudita (Riade), China, Hong Kong e Macau (Guangdong, Hong Kong, Macau), Hungria (Budapeste), Itália (Roma, Florença-Bolonha ou Turim), Dinamarca (Copenhaga), Alemanha (Berlim, Hamburgo ou região do Reno-Rhur), Canadá (Toronto-Montréal).

Onde serão realizados os Jogos Olímpicos de 2038?

Ainda não foi eleito nenhum país anfitrião para os Jogos Olímpicos de inverno de 2038. O COI declarou que o país anfitrião será eleito, o mais tardar, até ao final de 2027.

Apenas a Suíça confirmou que apresentou uma candidatura para acolher os Jogos Olímpicos de 2038, com várias cidades (Genebra, Lausana, Crans-Montana, Lugano, Zug, Zurique, Engelberg, Lenzerheide, St. Moritz-Celerina, St. Moritz-Silvaplana) a acolher eventos desportivos.

O Canadá declarou que estaria disposto a apresentar uma proposta de acolhimento se a proposta da Suíça não se concretizar.