Mais

Adjudicação dos Jogos Olímpicos e o desporto feminino: os primeiros desafios de Kirsty Coventry

Kirsty Coventry em conferência de imprensa
Kirsty Coventry em conferência de imprensaJEAN-CHRISTOPHE BOTT / EPA / Profimedia
A nova presidente do COI, Kirsty Coventry, deu início aos primeiros processos, que os candidatos olímpicos alemães também devem estar a analisar com grande interesse. Tal como a sucessora de Thomas Bach anunciou esta quinta-feira, após a primeira reunião da Comissão Executiva do seu mandato, o atual processo de seleção dos anfitriões dos Jogos Olímpicos vai ser analisado.

Para o efeito, Coventry está a criar um grupo de trabalho para analisar o calendário dos futuros prémios olímpicos e o papel dos membros. Durante a presidência de Bach, a Assembleia Geral do Comité Olímpico Internacional apenas acenou com a decisão que tinha sido preparada num pequeno círculo.

"Os membros querem ser mais envolvidos neste processo", disse o presidente de 41 anos.

Atualmente, os Jogos Olímpicos estão atribuídos a Salt Lake City em 2034, Los Angeles em 2028, França em 2030 e Brisbane em 2032. A Confederação Alemã de Desportos Olímpicos (DOSB) também quer candidatar-se aos Jogos de verão de 2036, 2040 ou 2044.

Proteção do desporto feminino: um tema importante

A proteção do desporto feminino foi também um dos temas abordados por Coventry na sua primeira aparição pública como Presidente em exercício do COI.

A campeã olímpica de natação do Zimbabué, que na segunda-feira, dia do 131.º aniversário da fundação do COI, tornou-se a primeira mulher a assumir o cargo máximo do organismo, afirmou que o COI deve assumir um "papel de liderança".

A ideia de um regulamento geral para o desporto feminino foi "esmagadoramente apoiada", explicou Coventry. Deveria ser criado um grupo de trabalho para o efeito e as federações desportivas internacionais deveriam ser envolvidas. A eurodeputada não forneceu mais pormenores.

Outros pontos importantes, como a questão da Rússia e a possibilidade de os atletas russos poderem competir sob uma bandeira neutra nos Jogos de inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo, em fevereiro próximo, não constavam inicialmente da agenda de Coventry. Estas questões serão discutidas numa data posterior, anunciou a Comissária.