Piloto do Campeonato do Mundo há 15 anos e com três vitórias no MotoGP, Espargaró, 35 anos, vai juntar-se à equipa Lidl-Trek a partir de 1 de janeiro como "embaixador", participando em "algumas das mais prestigiadas corridas do calendário", sem especificar qual será o seu papel.
Entusiasta do ciclismo, Espargaró disse estar "encantado" por fazer parte de uma equipa que "tem alguns dos melhores ciclistas do mundo", de acordo com o comunicado da equipa.
"Depois de uma lesão nas costas que me obrigou a parar de correr, voltei-me para o ciclismo para recuperar e treinar. Com o tempo, tornou-se mais do que um simples treino: tornou-se a minha paixão", acrescentou o catalão.
Esparagó recorda que vive em Andorra, o que lhe permitiu fazer "amizade com muitos ciclistas profissionais" e o levou a "treinar a um nível mais elevado".
Na Lidl-Trek, uma das equipas mais poderosas do pelotão, vai coincidir com ciclistas como o antigo vencedor do Giro d'Italia Tao Geoghegan Hart, o veterano belga Tim Declercq e o campeão do mundo de 2019 Mads Pedersen.
"Sabemos que ele é um apaixonado pelo ciclismo, mas também trará perspectivas e experiências diferentes para a equipa. Ele pode ajudar os jovens ciclistas a compreender e a lidar com a pressão de correr ao mais alto nível", explicou o diretor-geral da equipa, Luca Guercilena, sobre o papel de Espargaró.
A época de ciclismo de 2025 vai começar de 21 a 26 de janeiro com o Tour Down Under na Austrália.