Mais

Aitana Bonmatí: "Infelizmente, nada mudou no futebol feminino"

Aitana Bonmatí na gala da Bola de Ouro
Aitana Bonmatí na gala da Bola de OuroJOSÉ BRETÓN / NurPhoto / NurPhoto via AFP

A recente vencedora da sua terceira Bola de Ouro, expressou o que significou para ela receber este reconhecimento das mãos de Andrés Iniesta. "Foi o meu ídolo de infância, juntamente com Xavi. Nunca ganharam uma Bola de Ouro, mas incutiram o seu futebol em mim. De certa forma, é uma Bola de Ouro que partilho com estes jogadores que me inspiraram com a sua magia. Andrés simplesmente me deu os parabéns. Ele e Xavi escrevem-me muitas vezes quando ganho títulos, mas também quando os perco. Sinto-me próxima deles, algo que nunca imaginei ser possível".

Aitana Bonmatí explicou em entrevista à France Football o que significa ser a primeira mulher a ganhar três Bolas de Ouro, juntando-se assim a Platini, Cruyff e Van Basten.

"Em primeiro lugar, estes nomes parecem-me distantes porque não me lembro de os ver jogar (nasceu em 1998). Obviamente, são lendas, personalidades que transcenderam o mundo do futebol, porque sabemos quem são. Cruyff em particular. Obviamente, para mim, ele também é um modelo a seguir. É por isso que uso o número 14 no Barça, por tudo o que representa"

Aitana também se referiu às duas derrotas que sofreu esta temporada em duas finais, com a Espanha nos penáltis na Eurocopa frente à Inglaterra e com o Barça diante do Arsenal na Liga dos Campeões. "Nos últimos anos, habituei-me a ganhar tudo, tanto coletivamente como individualmente. Perder obriga-te a pôr as coisas em perspetiva e a questionar-te. Estes momentos difíceis impulsionam-te a voltar mais forte, mais motivada. E lembram-te que qualquer equipa pode vencer-te".

Por fim, lamentou que, na sua opinião, nada tenha mudado no futebol feminino em Espanha. "Infelizmente, diria que nada mudou. É uma pena, porque com tudo o que conseguimos nos últimos anos, já era hora de transformar a nossa Liga numa das melhores do mundo: atrair patrocinadores, trabalhar o marketing... Mas falta uma verdadeira vontade política. Não podemos deixar isso apenas nas mãos das organizações".

Siga os seus futebolistas favoritos e mantenha-se atualizado com as novas notificações de jogadores

A nova funcionalidade do Flashscore
Flashscore