Mais

Além dos 15 pontos de sanção, Juventus pode ficar fora das competições europeias

Andrea Agnelli, antigo presidente da Juventus e Pavel Nedved, foram condenados pelo tribunal
Andrea Agnelli, antigo presidente da Juventus e Pavel Nedved, foram condenados pelo tribunalAFP
O Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA tem, desde o dia 1 de dezembro, um processo aberto ao emblema de Turim e a exclusão das provas europeias está em cima da mesa.

O pesadelo da Juventus continua. Na sexta-feira, o emblema comandado por Massimiliano Allegri foi penalizado em 15 pontos pelo Tribunal Federal do Recurso por irregularidades financeiras que aumentaram as receitas do clube entre os anos de 2019 e 2021. Atual terceiro classificado, o clube de Turim cairá assim para o 10.º posto, com 22 pontos, a 12 dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

Contudo, mesmo que reverta essa desvantagem, a Juventus corre o risco de não participar nas provas europeias na próxima temporada. Além da Federação Italiana, também a UEFA está a investigar as alegadas irregularidades financeiras, procurando “violações das regras de licenciamento de clubes e do fair-play financeiro”.

Este sábado, o Tuttosport revela que se o organismo que regula o futebol europeu considerar que a Juventus é culpada, muito provavelmente o emblema de Turim será afastado das provas continentais na próxima época. Seria a primeira vez desde 2011/12 que a vecchia signora não ia jogar provas europeias.