Mais

Altos e Baixos: Liverpool em queda, hat-trick da família Kluivert e Amorim a sorrir

Liverpool tem de encontrar uma saída para a crise
Liverpool tem de encontrar uma saída para a criseLi Ying / Xinhua News / Profimedia

Liverpool em queda, a família Kluivert e Ruben Amorim a sorrir. Estes foram alguns dos momentos que marcaram o fim de semana de futebol e o Flashscore selecionou os melhores e piores, na habitual rubrica dos altos e baixos.

Alto: Família Kluivert

As famílias futebolísticas não são inéditas no mundo do desporto mais popular do mundo. Apelidos como Maldinis, Schmeichels e Thurams existem há gerações. Há já algum tempo que entre eles encontram-se os filhos do lendário avançado Patrick Kluivert, que já assombrou as defesas de adversários nos Países Baixos, no Ajax e no Barcelona.

Na sua família, os genes da pontaria parecem ser de família. Esta semana, os seus três filhos provaram-no, marcando golos por três clubes diferentes, em três dias consecutivos. A série de golos foi iniciada pelo mais novo, Shane, de 18 anos, que rematou de fora da área para a baliza no jogo de quarta-feira da Youth League e contribuiu para a vitória do Barcelona por 2-1 sobre o PSG.

Ruben, de 24 anos, defesa do Lyon, ex-Casa Pia, também marcou um dia depois. O seu golo de cabeça selou a vitória por 2-0 sobre o Salzburgo na Liga Europa. Justin, dois anos mais velho, completou o hat-trick da família com um belo remate de longe para ajudar o Bournemouth a vencer o Fulham por 3-1 na Premier League, na sexta-feira.

"Pai orgulhoso", comentou Patrick no Instagram, sobre o admirável feito dos filhos. O ex-internacional dos Países Baixos é atualmente o selecionador nacional da Indonésia.

Baixo: Hellas Verona

Estará a histórica cidade de Verona a viver a pior tragédia desde Romeu e Julieta? Porque o futebol da cidade está a sofrer. O orgulhoso Chievo está a definhar na quarta divisão, depois de ir à falência, enquanto o Hellas está a caminho de passar a temporada da Série A a lutar para permanecer na elite. A derrota de sexta-feira com o recém-chegado Sassuolo deve ser um grande aviso para os dirigentes.

Não é de surpreender que o clube esteja na zona de despromoção, com três pontos em três empates, ainda que não tenha vencido um jogo esta temporada e seja atormentado por um ataque quase sem força - em seis jogos, os jogadores do Hellas só conseguiram abrir o marcador por duas vezes. A enorme alegria depois de ter dividido pontos com a forte Juventus desapareceu de um momento para o outro.

O clube de Verona está a sofrer e, além disso, já não pode contar com os diamantes eslovacos. Ondrej Duda, eleito o melhor jogador da época passada pelos adeptos, transferiu-se para o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita no verão, e o seu compatriota Tomas Suslov, que era um dos motores do meio-campo, rompeu os ligamentos cruzados do joelho em agosto, o que significa que terá de tirar alguns meses de baixa. Será que o treinador Paolo Zanetti vai conseguir encontrar uma receita para a crise ou vai fazer as malas?

Os últimos resultados do Hellas Verona
Os últimos resultados do Hellas VeronaFlashscore

Alto: Valentin Mihăilă

Na nossa coluna, não podem faltar golos bonitos ou curiosos. Na 8.ª jornada da primeira liga turca, o futebolista romeno, com a camisola do Rizespor, deu nas vistas ao rematar do círculo central e a sua tentativa foi parar às redes do Antalyaspor. O avançado entrou em campo na segunda parte e conseguiu a proeza nos descontos, selando o resultado final e a vitória da sua equipa por 5-2.

Julián Cuesta, o guarda-redes da equipa da casa, deveria ser o único a espalhar cinzas na sua cabeça. O espanhol de 34 anos subestimou a situação e deixou a bola correr para a baliza confortavelmente. Mihăilă celebrou o seu primeiro golo com a camisola de uma equipa turca, após a sua transferência do Parma, de uma forma muito pouco convencional.

Baixo: Liverpool

O campeão inglês está numa espécie de crise, algo a que certamente não está habituado nos últimos anos. Afinal de contas, três derrotas seguidas dizem tudo. A derrota com o Crystal Palace na semana passada foi o pontapé inicial, e os comandados de Arne Sloto não conseguiram acompanhar o Galatasaray na Liga dos Campeões. O jogo de sábado contra o Chelsea, pela Premier League, também não foi nada bom.

O Liverpool sofre sobretudo com o facto de jogadores-chave das últimas épocas, como Mohamed Salah, não estarem na melhor forma. Além disso, os reforços Florian Wirtz, Alexander Isak ou Milos Kerkez ainda não fizeram a transição para a nova equipa e precisam de tempo para se adaptarem. Os Reds deixaram o topo da tabela para o Arsenal.

Os últimos resultados do Liverpool
Os últimos resultados do LiverpoolFlashscore

Alto: Manchester United

Classificar os Red Devils entre os altos da semana tem parecido coisa de ficção científica, mas o criticado Ruben Amorim e os seus comandados conseguiram uma vitória importantíssima em Old Trafford, no sábado. Embora estivesse a enfrentar um recém-chegado, o Sunderland pertencia à categoria dos adversários perigosos e, antes deste encontro, estava em 5.º lugar na tabela da Premier League.

O Manchester United obteve a sua terceira vitória da época, a primeira sem sofrer golos, e é este resultado que pode dar um novo impulso à equipa de Ruben Amorim. O guarda-redes belga Senne Lammens teve uma estreia bem sucedida, enquanto Mason Mount, autor do primeiro golo do duelo, também conseguiu recuperar o seu bem-estar mental, marcando pela primeira vez desde abril. Já Benjamin Šeško marcou pelo segundo jogo consecutivo.

Baixo: Barcelona

O grande clube catalão está a passar por algo semelhante ao Liverpool, embora não tenha perdido três, mas "apenas" dois jogos seguidos. Se a derrota frente ao PSG, na Liga dos Campeões, não suscitou grande entusiasmo, a derrota por 1-4 no terreno do Sevilha, no jogo de domingo da LaLiga, suscitou.

O experiente Alexis Sánchez abriu o marcador e Romero aumentou a vantagem da sua equipa aos 36 minutos. O Barcelona conseguiu reduzir a desvantagem no final da primeira parte, graças a um golo de Rashford. O inglês esteve envolvido em sete golos em 10 jogos pelos catalães em todas as competições (3 golos e 4 assistências), mais do que qualquer outro jogador do clube esta época.

Os visitantes podiam ter empatado aos 76 minutos, mas Robert Lewandowski perdeu a oportunidade de grande penalidade. O polaco falhou três dos dez penáltis que cobrou na LaLiga - apenas Iago Aspas e Vedat Muriqi (quatro) não cobraram mais na competição desde a época 2022/23.

O Sevilha garantiu a goleada no final da partida, com golos de Carmona e Adams. Os Blaugranas perderam dois jogos seguidos pela segunda vez sob o comando do treinador Hansi Flick. A última vez foi em dezembro do ano passado, o que os deixa a dois pontos do líder Real Madrid no topo da tabela.