Alto: Riccardo Orsolini
A Serie A está ainda mais complicada do que antes. A culpa é do avançado Orsolini, que fez um belo remate , quando já passavam quatro minutos do tempo regulamentar, em tesoura que o guarda-redes suíço do Inter de Milão, Yann Sommer, não conseguiu agarrar. O 12.º golo de Orsolini na época, mas provavelmente o mais bonito e o mais importante. " Muitas vezes tento, mas nove em cada dez vezes não dá certo", conta o feliz goleador.
"Foi uma finalização louca. Estamos a tentar alcançar o nosso sonho. Não dizemos isso em voz alta, mas sabemos muito bem do que se trata", acrescentou. Graças ao seu golo, o Bolonha manteve-se em quarto lugar na tabela e passou pelo menos um dia à frente da Juventus na corrida à Liga dos Campeões. Os adeptos do Nápoles também agradeceram ao jogador dos canhões, uma vez que a equipa do Vesúvio tem o mesmo número de pontos depois de ter perdido o seu principal rival.
Baixo: Borja Iglesias
Marcar e um hat-trick no campo do Barcelona e ainda se vai para o balneário como derrotado . Para Iglesias, o jogo de sábado em Monjuic foi bonito e cruel ao mesmo tempo. Marcou um hat-trick pela primeira vez na LaLiga, aos 32 anos, e contra uma das equipas mais famosas. Está agora na sua oitava época na principal competição espanhola.
Quando, aos 62 minutos, marcou o golo que fez o 3-1 para os visitantes, provavelmente nunca imaginou que o jogo se iria desenrolar de forma tão amarga. Saiu de campo com um 3-3, mas Raphinha acabou com o sonho do Celta de Vigo no oitavo minuto dos acréscimos. Igelsias recebeu mais notícias tristes nas redes sociais. "É assim todos os dias. Ficamos surpreendidos quando ouvimos insultos racistas e homofóbicos nos campos de futebol. Ainda vivemos numa sociedade onde o respeito pelos outros não existe", glosava uma das mensagens, dizendo que ele se tornou o primeiro gay a marcar três golos pelo Barcelona...
Mas, graças a ele, a equipa galega está também a realizar uma das suas melhores épocas da última década e não está longe de se qualificar para as provas europeias a partir do seu atual oitavo lugar. Iglesias está apenas cedido pelo Betis, mas com oito golos é o melhor marcador da equipa, juntamente com Iago Aspas. A Direção do Celta tem mais um incentivo para negociar a transferência de Iglesias com o Betis depois do jogo com o Barcelona.
Alto: Viktor Gyökeres
Mais um hat-trick e mais um golo para os grandes clubes verem. O sueco Gyökeres marcou três golos na vitória do Sporting sobre o Moreirense,por 3-1, e soma agora 34 golos esta época. É o dobro dos golos marcados pelo segundo melhor marcador do campeonato português, o grego Vangelis Pavlidis, do Benfica. "Por duas vezes tive sorte quando a bola ressaltou nos defesas adversários. Mas apreciei o golo de um livre direto", contou.
É lógico que se especula em torno de Gyökeres sobre uma mudança para uma liga de maior prestígio, mas o sueco até agora descartou todos os relatos "garantidos". "Gostas de Londres? foi-lhe perguntado sobre uma possível mudança para a Premier League. " Gosto de Lisboa", respondeu. "Veremos o que acontece, não posso prever o futuro, ninguém pode. Temos muitos jogos importantes pela frente, é nisso que me estou a concentrar", acrescentou. A corrida com o Benfica pelo campeonato está a ganhar ritmo. A quatro jornadas do fim, as duas equipas têm 72 pontos.
Baixo: České Budějovice
O České Budějovice encerrou uma época miserável com uma derrota por 0-2 em Olomouc, e embora ainda não tenha sido oficialmente despromovido, ficou claro desde praticamente o início da época que não o será. O clube passou 30 jornadas completas da época regular sem vencer, o que é a primeira vez na história da liga checa.
A nível de clubes, só o Derby County, da segunda maior competição inglesa, tem mais jogos consecutivos sem vencer, já que na época 2007/08 não conseguiu ganhar 32 jogos seguidos. Na época 2007/08, o Derby County não conseguiu vencer 32 jogos consecutivos, mas também obteve a sua primeira vitória. O Dínamo pode agarrar-se à esperança de disputar mais cinco jogos no play-off de despromoção antes do final do campeonato...
Alto: Rodrigo Mora
Um novo craque começa a brilhar. O FC Porto resignou-se lentamente a lutar pelo título, uma vez que os clubes lisboetas Sporting e Benfica têm uma vantagem significativa, o que explica em parte o facto de deixar jogar jovens talentos. Com apenas 17 anos, Mora agarrou a sua oportunidade com unhas e dentes e, a pouco e pouco, tornou-se titular na presente época.
Além disso, tem vindo a marcar golos de grande qualidade. Dois golos fabulosos contra o Famalicão deram ao Porto uma vitória magra por 2-1. Se os Dragões não tivessem um jovem médio, poderiam ter ficado a mais de um ponto do terceiro classificado, o SC Braga. Mora marcou cinco golos nos últimos cinco jogos.
Baixo: Leicester
Quando Ruud van Nistelrooy assumiu o comando do Leicester, no final de novembro, a equipa estava em 16.º lugar na tabela. Mas a partir desse momento, tudo correu mal. Em 20 jogos, o antigo avançado neerlandês só conseguiu vencer dois jogos pelos Foxes e o resultado é revelador.
Provavelmente, não se podia esperar que a equipa fosse salva por algum sucesso milagroso no jogo com o Liverpool, de qualquer forma, a derrota em casa por 0-1 selou a despromoção do clube que ganhou sensacionalmente a Premier League em 2016 (há apenas nove anos). Desde então, porém, o clube também foi despromovido duas vezes e conseguiu retornar à elite uma vez. No jogo em casa com os Reds, o Leicester registou mais um zero na coluna dos golos marcados, foi o 14.º de Nistelrooy...