América do Sul negocia mais vagas no novo Mundial de Clubes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

América do Sul negocia mais vagas no novo Mundial de Clubes

Nova prova vai contar com 32 clubes
Nova prova vai contar com 32 clubesFIFA
FIFA anunciou a formulação de uma remodelação da competição que vai passar a ter 32 equipas. Europa não abdica de 12 clubes e a América do Sul pede pelo menos oito, ao invés dos seis que estavam garantidos quando a ideia inicial era de 24 emblemas.

Daqui a três anos, a FIFA vai estrear um novo modelo de Campeonato do Mundo de clubes, mas continuam por responder muitas questões. Desde logo a localização, sendo que o mais provável é que seja na América do Norte, onde no ano seguinte se vai disputar o Mundial de seleções, passando pelas datas.

Uma coisa é, para já, certa. Vão ser 32 clubes a participar ao invés dos 24 que estavam inicialmente pensados. E isso levanta questões quanto ao número de vagas que cada continente vai receber. De acordo com o Globoesporte, a FIFA ainda não decidiu como vai ser a distribuição, mas a América do Sul (CONMEBOL) quer garantir pelo menos oito clubes, mais dois do que estavam inicialmente pensados.

Quanto à UEFA tenta negociar a participação de 12 emblemas, tal como tinha ficado acordado no modelo inicial da prova.

Quem vai participar?

Outros dos problemas que está a gerar discórdia na CONMEBOL é a atribuição das vagas aos clubes. Os campeões da Taça Libertadores, principal competição, parecem certos, mas existe a questão com vencedores repetidos (o Palmeiras, por exemplo, venceu duas provas consecutivas) e existem países que querem vagas para a Sul-Americana, como a UEFA está a planear atribuir à Liga Europa.

Perante isto, a organização que gere o futebol na América do Sul está mesmo a ponderar a organização de um torneio só para decidir quem vai representar o continente no Mundial de Clubes. O único problema está na falta de datas disponíveis, o que pode obrigar a negociações para chegar a um consenso.