Mais

Análise: Cristiano Ronaldo, o monstro estatístico

Análise: Cristiano Ronaldo, o monstro estatístico
Análise: Cristiano Ronaldo, o monstro estatísticoProfimedia
Nos últimos anos, tem havido sempre um debate sobre quem é o melhor jogador de todos os tempos, e a questão é frequentemente colocada entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Depois do seu título no polémico Campeonato do Mundo do Catar, tem havido repetidas tentativas de rotular oficialmente o argentino como o melhor jogador de todos os tempos, mas as estatísticas falam uma linguagem clara e esta está a mover-se para o aniversariante desta quarta-feira: Cristiano Ronaldo.

Analisámos mais de perto os desempenhos da carreira de Cristiano Ronaldo, que dominou três das principais ligas europeias em comparação com Messi e continuou sem piedade na sua viagem à Arábia Saudita. As estatísticas aqui apresentadas têm como fonte o FBREF e incluem apenas os jogos que puderam ser totalmente registados estatisticamente. Numa comparação direta das carreiras de ambos os jogadores em termos de 90 minutos jogados, Lionel Messi jogou 744,6 vezes nas suas 21 épocas, enquanto Cristiano Ronaldo, que está no ativo há mais dois anos, jogou 843,5 vezes, o que significa que já disputou quase mais 1,5 jogos por época, em média, provando assim a sua resiliência.

No entanto, o que interessa à maioria das pessoas na discussão sobre quem é agora "o melhor" são, naturalmente, os golos marcados e, na nossa opinião, o valor xGoal que tem prevalecido nos últimos anos. Lionel Messi tem 160,6, enquanto Ronaldo tem 159,7. O que é excitante, no entanto, é o número de golos, porque CR7 está a liderar. Com 715 golos contra 680, o português marcou mais 35 golos do que o seu eterno rival argentino, apesar da sua posição inicial "pior".

Os adeptos de Lionel Messi vão certamente reclamar e afirmar que La Pulga também deu várias assistências e, portanto, teve uma palavra a dizer no jogo. Em princípio, isso é verdade, mas as estatísticas também sublinham o facto de que foi a sua super-equipa no Barcelona que lhe tirou muito. Com 99,2 xA (assistências que potencialmente levam a golos), criou 297 golos, enquanto Ronaldo só teve 33,1 xA, mas aproveitou muito mais as suas oportunidades com 201 assistências para golo, apoiando a sua equipa ao longo dos anos com mais do que apenas a sua ameaça de golo.

Mesmo na seleção nacional, Cristiano Ronaldo continua a ser uma figura-chave que representa uma ameaça constante de golo. Soma 135 golos em 217 jogos, sendo o maior goleador a nível internacional. Lionel Messi segue com 112 tentos em 191 jogos.

. CR7 não é apenas um jogador que continua a reunir multidões de adeptos, mesmo nas gerações mais jovens, devido ao seu enorme carisma, mas também um atleta exemplar que conquistou tudo isto de raiz. Não é apenas o "Siuuuu" que ecoa no estádio após um golo, mas os seus títulos, a sua reputação e, claro, as suas estatísticas falam por si e fazem dele o melhor jogador de todos os tempos.