Análise: Hugo Souza tem potencial, mas precisa de ser mais regular

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Hugo Souza tem potencial, mas precisa de ser mais regular

Hugo Souza vai trocar o Flamengo pelo Benfica
Hugo Souza vai trocar o Flamengo pelo BenficaMarcelo Cortes/Flamengo
O Benfica está perto de fechar a contratação do guarda-redes Hugo Souza, do Flamengo. O jovem de 23 anos teve uma ascensão meteórica em 2020, mas oscilou depois do bom começo e perdeu espaço no clube que o revelou. O Flashscore traça-lhe uma análise ao futuro reforço dos encarnados.

Hugo Souza iniciou o seu trajeto na equipa principal do Flamengo em 2020. O guarda-redes estreou-se contra o Palmeiras, no Brasileirão, durante um surto de Covid-19 no elenco rubro-negro. Neneca, alcunha com que é tratado no clube, deixou uma ótima impressão e ganhou moral com o então treinador Domènec Torrent.

Como o titular Diego Alves lesionado, Hugo Souza embalou para uma sequência de jogos e rapidamente caiu nas graças dos adeptos. Com boa estatura (1,99 metros), o guarda-redes destacou-se com grandes defesas e passou a ser considerado uma das grandes promessas do futebol brasileiro na posição.

Apesar de ter brilhado com ótimo tempo de reação e boas saídas da baliza, Neneca aparentava nervosismo no jogo com os pés. Foi daí que surgiu a sua primeira grande falha pelo Flamengo, na primeira mão dos quartas de final da Taça do Brasil, contra o São Paulo.

Perto do final do jogo, Hugo Souza tentou driblar Brenner na pequena área, mas foi desarmado pelo avançado e sofreu o golo que ditou a derrota rubro-negra por 1-2. O jovem guarda-redes acabou por voltar para o banco quando Diego Alves regressou de lesão.

Falhas e oscilação

Diego Alves, porém, lesionou-se novamente na reta final da temporada, o que resultou em nova oportunidade para  Hugo Souza. E falhou uma vez mais, na derradeira jornada do Brasileirão, uma vez mais contra o  São Paulo, com um passe errado que terminou em golo. O Flamengo perdeu o jogo mas acabou com o título de campeão nacional.

Com a confiança em baixo pelas falhas cometidas, Hugo Souza passou a temporada de 2021 quase inteira no banco, mesmo com a troca de comando técnico a meio do ano - Rogério Ceni por Renato Gaúcho. A fase era tão má que Hugo Souza chegou mesmo a perder o estatuto de suplente de Diego Alves, preterido por Gabriel Batista, agora no Santa Clara.

Os altos e baixos do guarda-redes ganharam mais um capítulo em 2022, quando o português Paulo Sousa assumiu o Flamengo e elegeu Hugo Souza como titular. O jovem manteve o posto até à demissão do português, mas nunca voltou a ser a muralha de 2020. Neneca perdeu de vez o seu espaço com a chegada de um novo guarda-redes, Santos, e a troca de Paulo Sousa por Dorival Júnior. 

Hugo Souza tem potencial de sobra para traçar o seu caminho no futebol europeu, mas precisará de readquirir a confiança. As atuações em 2020 não deixam dúvidas sobre até onde Hugo pode chegar, mas é preciso mostrar mais regularidade para confirmar as expectativas em si colocadas no início de carreira.