Mais

Análise: Os méritos dos candidatos à Bota de Ouro Europeia desta época

Viktor Gyökeres, avançado sueco do Sporting, marca o primeiro golo da sua equipa durante o jogo contra o Boavista
Viktor Gyökeres, avançado sueco do Sporting, marca o primeiro golo da sua equipa durante o jogo contra o BoavistaMIGUEL RIOPA / AFP / AFP / Profimedia

No momento em que se aproxima o final de mais uma época futebolística notável em todo o continente, a corrida à Bota de Ouro Europeia continua viva.

O prémio, atribuído ao melhor marcador da Europa apenas em termos de golos marcados no campeonato, tem tido alguns vencedores de prestígio ao longo dos anos.

Lionel Messi, entre outros, estabeleceu a referência tanto com o número de vitórias (seis), como com o maior número de golos marcados numa só época - 50 - pelo Barcelona na temporada 2011/12.

Lionel Messi posa com os seus seis prémios europeus da Bota de Ouro
Lionel Messi posa com os seus seis prémios europeus da Bota de OuroAdria Puig / ANADOLU AGENCY / Anadolu via AFP / Profimedia

A lista dos que também ganharam o prestigiado prémio é igualmente impressionante.

Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Thierry Henry, Robert Lewandowski e muitos outros já se consideraram o melhor marcador da Europa em pelo menos uma ocasião.

Robert Lewandowski tem grandes hipóteses 

O número 9 do Barcelona estava prestes a aumentar o seu palmarés em 2020/21 e 2021/22, depois de mais uma campanha brilhante com os catalães. No entanto, uma lesão apareceu na altura errada e, a três jogos do fim do campeonato, o polaco encontra-se na quinta posição na corrida para 2024/25.

Com 36 anos, ele é o jogador mais velho da lista, o que não deixa de ser impressionante.

Pode até conseguir o Pichichi, o prémio de melhor marcador da LaLiga, já que está apenas a três golos de Kylian Mbappé (28 golos).

Kylian Mbappe e Robert Lewandowski já marcaram golos na La Liga esta época
Kylian Mbappe e Robert Lewandowski já marcaram golos na La Liga esta épocaAlberto Gardin/NurPhoto/Shutters / Shutterstock Editorial / Profimedia

O internacional francês poderia ter sido a escolha de todos para a Bota de Ouro Europeia no início da época 24/25 e tem marcado com a sua habitual regularidade numa equipa do Real Madrid que, apesar da sua presença, tem estado abaixo das expectativas esta época.

Os golos de Mbappé deveriam ter ajudado a levar os Los Blancos à conquista do título, mas os problemas noutros sectores da equipa fizeram com que o Real perdesse a Supertaça de Espanha e a Taça do Rei para o Barcelona, fosse eliminado da Liga dos Campeões pelo Arsenal e estivesse à beira de perder o título de campeão espanhol para o seu maior rival.

10 golos de vantagem podem ainda não ser suficientes para Viktor Gyökeres

No momento em que este artigo é escrito, Mbappé está em segundo lugar e, embora esteja a 10 golos de Viktor Gyokeres no topo, o ranking de coeficientes que foi introduzido em 1991 - quando os jogadores começaram a ganhar pontos no sistema criado e que dependia da qualidade de cada liga europeia - significa que o francês está apenas a um ponto do sueco.

Gyökeres manteve-se no Sporting após a transferência de Ruben Amorim para o Manchester United e continua a ser "o homem" no Estádio José Alvalade.

No entanto, o futuro imediato do avançado sueco é certamente um ponto de interrogação.

Viktor Gyokeres, do Sporting, festeja o seu golo contra o Moreirense
Viktor Gyokeres, do Sporting, festeja o seu golo contra o MoreirenseJoăo Bravo/SPP / Shutterstock Editorial / Profimedia

Só na presente época tem cinco hat-tricks no campeonato, para além de ter marcado quatro golos em três ocasiões e outro triplo na Liga dos Campeões contra o Man City.

Se não houver uma fila de compradores para os serviços do jogador de 26 anos neste verão, será uma grande surpresa.

Forte, inteligente e determinado, ele é tudo o que um avançado moderno deve ser. Já é hora de finalmente ter a oportunidade de se exibir numa das ligas de elite da Europa.

Salah quer fazer uma temporada vintage

Salah é, sem dúvida, o jogador com grandes hipóteses de ganhar o prémio atualmente.

Com 28 golos marcados até ao momento, o jogador do Liverpool ajudou a sua equipa a conquistar um brilhante título da Premier League e coloca-o em pé de igualdade com Mbappe, apenas um ponto atrás de Gyökeres.

Mohamed Salah, do Liverpool, festeja o golo marcado contra o Tottenham
Mohamed Salah, do Liverpool, festeja o golo marcado contra o TottenhamSports Press Photo / ddp USA / Profimedia

Os Reds têm dois jogos pela frente, contra Brighton e Crystal Palace, que não serão fáceis, mas, com o título já conquistado, podem dar-se ao luxo de garantir que o rei egípcio seja mais vezes chamado a marcar do que o habitual.

Seria também a sua primeira Bota de Ouro europeia, e o facto de vir num ano em que a Premier League foi conquistada tornaria o prémio ainda mais especial.

Harry Kane fica com os troféus coletivos

Harry Kane ainda tem um jogo a disputar na Bundesliga para aumentar a sua atual marca de 25 golos e, embora o Bayern de Munique deva vencer o Hoffenheim, é pouco provável que isso seja suficiente para o capitão da seleção inglesa ultrapassar os que estão acima dele.

No entanto, tal como Salah, Kane tem a consolação de ganhar o campeonato e, dado que se trata do primeiro grande troféu da sua carreira, é pouco provável que o brilho seja retirado do que foi mais uma magnífica época goleadora para ele.

Harry Kane festeja o golo marcado ao Bayern de Munique
Harry Kane festeja o golo marcado ao Bayern de MuniqueAndrew Milligan, PA Images / Alamy / Profimedia

Erling Haaland teria certamente hipóteses de manter a coroa se a sua equipa do Manchester City tivesse estado ao seu nível habitual.

No entanto, mesmo antes de o norueguês se lesionar, a equipa de Pep Guardiola era uma pobre imitação do seu passado e, por isso, Haaland nunca conseguiu incomodar os seus companheiros de ataque.

Dembélé e Isak fora da corrida, apesar das temporadas brilhantes

Alexander Isak, do Newcastle, também pode estar satisfeito com a sua contribuição nesta temporada, incluindo um golo na vitória sobre o Liverpool na final da Taça da Liga, o primeiro troféu dos Magpies em 70 anos.

Com 23 golos marcados até ao momento, Isak ocupa a sétima posição na corrida à Bota de Ouro Europeia, entre Mateo Retegui e Mika Biereth (24 golos cada).

A completar o top 10 está um dos jogadores em destaque no futebol europeu esta época.

Ousmane Dembele festeja mais um golo pelo PSG
Ousmane Dembele festeja mais um golo pelo PSGAdam Davy, PA Images / Alamy / Profimedia

Ousmane Dembele foi durante muito tempo conhecido como um jogador ocioso e perdulário, mas sob o comando de Luis Enrique encontrou o seu verdadeiro "mojo".

O campeão do mundo ajudou a levar o Paris Saint-Germain à sua segunda final da Liga dos Campeões, enquanto os seus 21 golos na Ligue 1 contribuíram fortemente para que o PSG conquistasse o título.

A uma jornada do fim da Ligue 1 continua sendo o melhor marcador da competição nacional.

Uma disputa acirrada

A menos que haja uma grande surpresa, a Bota de Ouro europeia desta temporada será conquistada por um dos três primeiros classificados.

Com os dois jogos de Salah, Mbappé contra o Sevilha e a Real Sociedad, e o Sporting de Gyökeres ainda a precisar de vencer o último jogo da época contra o Vitória SC para conquistar o título, em quem aposta?

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore