Mais

Andebol: Sporting no lago dos tubarões da Liga dos Campeões

16 equipas disputam o troféu da Liga dos Campeões de Andebol 2025/26
16 equipas disputam o troféu da Liga dos Campeões de Andebol 2025/26Ronny HARTMANN / afp / AFP / Profimedia
A nova época da Liga dos Campeões começa na quarta-feira e o Sporting é a única equipa portuguesa envolvida. Quem são os favoritos? Qual é o formato? Onde se realizam os jogos? As respostas às principais perguntas estão aqui.

Participantes

A Liga dos Campeões mantém o formato das últimas temporadas, com 16 equipas divididas em dois grupos de oito cada. 10 equipas estavam garantidas por via dos resultados desportivos – Sporting, RK Zagreb, Füchse Berlin, Aalborg, Dinamo Bucareste, Barcelona, Vezsprém e PSG foram campeões nacionais, enquanto o Magdeburg tem direito a defender o título. As restantes seis foram através de convites: Pick Széged, Eurofarm Pelister, GOG, Kolstad, Nantes e Industria Kielce.

O FC Porto, por exemplo, foi um dos três clubes sem direito a convite. Grosist Slovan e Kadetten Schaffhausen também ficaram de fora.

Portugueses

O Sporting é a única equipa portuguesa em competição. Contudo, existem mais lusos em prova. Paulo Jorge Pereira, selecionador nacional, lidera o Dínamo Bucareste, Luís Frade é pivô do Barcelona.

Qual é o formato?

16 equipas defrontam-se na fase de grupos em dois grupos de oito, com uma primeira e uma segunda mão. Os dois primeiros classificados de cada grupo passam diretamente para os quartos de final, enquanto os terceiros a sextos classificados de ambos os grupos disputam os chamados play-offs, com uma primeira e uma segunda mão comparáveis a um jogo dos oitavos de final, para determinar os restantes quatro classificados dos quartos de final. Os quatro vencedores dos quartos de final viajarão para o torneio final em Colónia, onde o torneio será coroado a 13 e 14 de junho de 2026 na Lanxess Arena.

Como estão organizados os grupos?

Grupo A: Füchse Berlin, Aalborg Handbold (Dinamarca), One Veszprem HC (Hungria), Industria Kielce (Polónia), HBC Nantes (França), Sporting (Portugal), Dinamo Bucareste (Roménia), Kolstad Handball (Noruega)

Grupo B: SC Magdeburg, FC Barcelona (Espanha), Wisla Plock (Polónia), Paris Saint-Germain (França), GOG Handbold (Dinamarca), Pick Szeged (Hungria), HC Zagreb (Croácia), HC Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte)

Calendário

Fase de grupos: 10 de setembro de 2025 a 11 de março de 2026

Play-offs: 1/2 de abril e 8/9 de abril

Quartos de final: 29/30 de abril e 6/7 maio

Final four: 13 a 14 de junho.

Quem são os favoritos?

O Magdeburgo, atual campeão, está entre os principais candidatos ao título, enquanto a Raposa também tem chances de chegar novamente entre os quatro finalistas. Além disso, os suspeitos de sempre estão entre os favoritos absolutos. O Barcelona, que conquistou três dos seus doze títulos nas últimas cinco temporadas, também é uma força a ser reconhecida na nova temporada.

A equipa dinamarquesa de Knorr também deverá estar no centro das atenções. O Aalborg, que, assim como a Raposa, está no Grupo A, é considerado um dos principais candidatos ao título, principalmente por causa da contratação do meia alemão. Depois de duas participações na final (2021 e 2024), o campeão dinamarquês deve finalmente fazer sucesso com Knorr. Além disso, ainda sonham com o seu primeiro título em Veszprem.

Que montantes serão pagos?

O vencedor receberá um prémio de um milhão de euros, o que é muito em andebol. Serão pagos 10.000 euros por cada jogo da fase de grupos - mais um bónus de 5.000 euros por cada ponto. Na fase eliminatória, o prémio sobe para 10 000 euros garantidos por jogo (mais 7 500 euros por ponto nos play-offs e 10 000 euros por ponto nos quartos de final). As quatro equipas que chegarem à Final Four em Colónia podem realmente ganhar dinheiro.

Onde posso ver a Liga dos Campeões?

Tal como na época anterior, os direitos de transmissão são detidos pela Sporttv. O Sporting terá todas as partidas transmitidas pela Sporting TV..