Mais

Andebol: Portugal perde com França (44-38) no último teste antes do Mundial-2025

Portugal perdeu diante da campeã europeia em Estrasburgo
Portugal perdeu diante da campeã europeia em EstrasburgoFederação de Andebol de Portugal
A seleção portuguesa de andebol perdeu esta sexta-feira por 44-38 com a campeã europeia e vice mundial França, em Estrasburgo, num bom derradeiro teste de ambos antes do inicio do Campeonato do Mundo.

Recorde as incidências da partida

Portugal, que teve um mau início de jogo, em que esteve a perder por oito golos (11-3), reduziu a diferença para um aos 35-34, falhou o empate por Salvador Salvador e viu os gauleses puxar dos galões nos minutos finais para vencer.

Com o triunfo frente à seleção portuguesa, depois de também ter vencido por 37-28 a República Checa, que Portugal também derrotou por 32-31, a seleção gaulesa conquistou o triangular Torneio de França, que decorreu em Estrasburgo.

A França impôs-se à seleção portuguesa deste o apito inicial, com quatro golos consecutivos (4-0) e um parcial de 9-2, em que apenas Martim Costa e Luís Frade foram os únicos lusos a marcar, e elevou a vantagem para oito aos 11-3.

A perder por oito aos 20-12, a seleção portuguesa reagiu com um parcial de 4-0, com golos de Victor Iturriza (2), António Areia e Rui Silva, e encurtou a diferença para quatro, aos 20-16.

O equilíbrio rondou os minutos finais da primeira parte, em que cada uma das seleções marcou três golos, colocando o marcador ao intervalo com a mesma diferença de quatro (23-19), e no inicio da segunda a toada manteve-se até aos 26-22.

A França abriu para uma vantagem de cinco golos aos 27-22, que manteve aos 28-23, após o que os ‘heróis do mar’, com um parcial de 5-2 e a controlar o encontro, diluíram para apenas dois, aos 30-28, com 20 minutos para jogar.

A seleção gaulesa voltou a abrir para uma vantagem de quatro golos, aos 34-30, mas Portugal respondeu com um parcial de 5-1, com golos de Alexandre Cavalcanti (2), Salvador e Pedro Portela, e colocaram o marcador na diferença mínima, aos 35-34.

Os comandados por Paulo Pereira podiam ter empatado por Salvador Salvador, num remate aos seis metros a perder ângulo, após o que a França ‘puxou dos galões’ e partiu para um triunfo por 44-38, apesar da boa réplica da seleção lusa.

Os pivôs Victor Iturriza, com sete golos em sete remates, e Luís Frade, com cinco em cinco, primaram pela eficácia, tendo ainda o central Rui Silva, com cinco, e os pontas Pedro Portela e António Areia, ambos com quatro, estado em destaque na concretização. O melhor marcador foi o francês Dika Mem, com nove.

O Torneio de França inseriu-se na preparação das três seleções para a participação na fase final do Mundial-2025, que decorre de terça-feira a 02 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca e Noruega.

Portugal integra o Grupo E da fase preliminar, com Noruega, Brasil e EUA, a França o C, com Áustria, Qatar e Kuwait, e a República Checa o A, com Alemanha, Polónia e Suíça.