Andebol: Portugal vence Torneio Internacional de Espanha ante a anfitriã (34-31)

Portugal derrotou congénere espanhola
Portugal derrotou congénere espanholaFPA

A seleção portuguesa de andebol conquistou este domingo o Torneio Internacional de Espanha, ao vencer na final a anfitriã por 34-31, em prova particular de preparação para o Euro-2026.

Recorde as incidências da partida

Os lusos ergueram a 50.ª edição do troféu num jogo em que os últimos 10 minutos lhes permitiram inverter a toada de domínio espanhol e vencer, a cinco dias do arranque do Euro-2026, em que se estrearão no Grupo B diante da Roménia, em Herning, na Dinamarca.

Os espanhóis entraram a marcar primeiro, por Agustin Casado, e o jogo foi sendo levado em toada equilibrada, com os espanhóis quase sempre na frente, por um ou dois, no primeiro tempo, que chegou ao fim com 16-14 no placar, fruto também de várias defesas do guardião espanhol, Sergey Hernández.

Os ‘vizinhos’ ibéricos chegaram a ter seis golos de diferença, mas a equipa orientada por Paulo Jorge Pereira foi reduzindo no mercador até Rui Silva empatar a partida (29-29), à entrada para o 54.º minuto de jogo.

A dois minutos do fim, Portugal vencia já por dois golos e foi gerindo a vantagem, com três golos de diferença no final, coroando Martim Costa como melhor jogador da final, com sete golos marcados.

Portugal, que conta como melhor resultado no Europeu o sexto lugar alcançado em 2020, estreia-se no Euro-2026 diante da Roménia, em 16 de janeiro, seguindo-se o confronto com a Macedónia do Norte, dois dias depois, e a Dinamarca, anfitriã e tetracampeã campeã mundial, no dia 18, com todos os jogos a serem disputados na cidade dinamarquesa de Herning.

 

Jogo disputado na Arena de Navarra, em Pamplona.

Espanha – Portugal, 30-34.

Ao intervalo: 16-14.

Sob a arbitragem de Nichlas Nygaard e Jonas Primdahl, as equipas alinharam e marcaram:

- Espanha (31): Sergey Hernández, Serdio (1), Álex Dujshebaev (3), Agustin Casado (4), Tarrafeta (5), Aleix Gomez (4) e Ian Barrufet (3).

Jogaram ainda Antonio Cuenca, Nacho Biosca, Dani Fernández (2), Dani Dujshebaev (1), Gurri (1), Odriozola (3), Garciandia (2), Fis (2), Suárez e Victor Romero.

Selecionador: Jordi Ribera.

- Portugal (34): Gustavo Capdeville, Rui Silva (3), Diogo Branquinho, Martim Costa (7), Francisco Costa (3), Victor Iturriza (3) e António Areia (4).

Jogaram ainda Salvador Salvador (6), Luís Frade (4), Miguel Neves (1), Leonel Fernandes (1), João Gomes (2), Pedro Tonicher, Ricardo Brandão, Gabriel Cavalcanti, Diogo Valério e Filipe Monteiro.

Selecionador: Paulo Jorge Pereira.

Assistência: 5.320 espetadores.