É hora das decisões no campeonato nacional de andebol. Terminadas as 22 jornadas da fase regular, é altura de fazer contas e dividir as 12 equipas em três grupos, onde vão disputar duas voltas para ficarem definidas as classificações finais.
Recorde-se que todas as equipas entram para esta nova fase com metade dos pontos alcançados. Sporting e FC Porto terminaram com 63 e, como tal, arrancam o Grupo A com 32 pontos (arredonda-se sempre para cima), por exemplo.

Grupo A – Apuramento de campeão
Os quatro primeiros classificados vão discutir o ambicionado título. Sporting e FC Porto partem com vantagem (32 pontos), o Benfica está ligeiramente atrás (30), enquanto o Marítimo é o grande outsider (26).
O campeão tem o bónus de garantir imediatamente uma vaga na Liga dos Campeões, enquanto o segundo classificado poderá candidatar-se a um wild card (FC Porto foi recusado na época passada). Certo é que todos vão às provas europeias, já que o segundo, terceiro e quarto entram na Liga Europeia.
Grupo B – Última vaga europeia
Portugal tem cinco postos europeus para distribuir. E se os primeiros quatro já tem essas vagas garantidas, há uma última posição a distribuir pelo vencedor do Grupo B. Aqui vão estar as equipas entre o quinto e o oitavo posto.
O ABC, que esteve no Grupo A da época passada, parte com uma ligeira vantagem (24 pontos). Águas Santas (22), Vitória SC (21) e Belenenses (19) são os outros concorrentes.
Grupo C – Despromoção
Por último, temos o grupo onde ninguém quer estar envolvido: o da despromoção. Ficaram aqui os emblemas entre o nono e o 12.º posto, com a garantia de que os dois últimos vão descer ao segundo escalão.
Póvoa AC (18 pontos) tem uma grande vantagem sobre Avanca, Nazaré e SC Horta, que partem todos com 14 pontos.