Em Lisboa, os encarnados podiam ter selado o apuramento para a próxima fase, num jogo em que nunca deram a partida por perdida e estiveram sempre perto dos suíços, que ainda assim se mostraram superiores.
Recorde aqui as incidências do encontro
A prova do equilíbrio entre as duas formações foi o 13-13 que se registava ao intervalo na Luz, com centenas de adeptos a apoiar os atuais campeões da Liga Europeia, que viriam a chegar ao 21-20, na segunda parte, para assumir o controlo do jogo e do apuramento.
Mesmo com 25-23, a oito minutos do fim, as águias não estiveram seguras como em outros jogos e consentiram a recuperação suíça, apesar das boas exibições de Grigoras e Rahmel, com oito golos cada.
Contas feitas, os campeões seguem no quarto lugar do Grupo A, último que dá acesso à próxima fase, e estão obrigados a vencer o Veszprém, sexto e último, na Hungria, em 28 de fevereiro.
Em solo húngaro, o líder do campeonato nacional, o Sporting, controlou do início ao fim uma partida que serve para manter vivo o sonho de ficar em primeiro, uma vez que todas as equipas apuradas da poule C já estão definidas.
A exibição completa dos leões era já patente na primeira parte, com Kiko Costa em destaque, tendo acabado a partida com nove golos apontados, de muito longe o goleador mais certeiro em campo.
Recorde aqui as incidências do encontro
Ao intervalo, venciam já o Balatonfüredi por 16-13 e, até final, foram controlando para se manterem em segundo no grupo, agora com os mesmos 14 pontos do líder, o Nexe, que só joga mais tarde.
Os verdes e brancos fecham a poule precisamente diante dos croatas, no Pavilhão João Rocha, no dia 28.