Mais

Andebol: Nikola Portner (Magdeburgo) suspenso até dezembro devido a doping

Nikola Portner, guarda-redes do Magdeburgo
Nikola Portner, guarda-redes do MagdeburgoProfimedia
O guarda-redes de andebol Nikola Portner (31 anos), do SC Magdeburgo, foi proibido de jogar até 10 de dezembro de 2025 devido a uma violação das regras antidopagem. A Agência Nacional Antidopagem (NADA) anunciou esta sexta-feira que tinha chegado a um acordo com o guarda-redes suíço, a Agência Mundial Antidopagem (WADA) e a Bundesliga de Andebol (HBL) para resolver o caso.

A proibição de Portner será, portanto, de 21 meses e será imposta retroativamente a partir da data em que a amostra foi recolhida.

Portner poderá assim voltar a participar nos treinos da equipa a partir de 10 de outubro de 2025 e será elegível para os jogos de competição dois meses mais tarde. Portner testou positivo para metanfetamina durante um jogo em 10 de março de 2024.

"Situação stressante"

As partes concordaram que não havia provas de comportamento intencional por parte de Portner. O acordo substitui a decisão tomada pelo Comité Executivo da HBL no verão de 2024, que tinha inicialmente decidido não impor uma proibição. Além disso, o processo de recurso perante o Tribunal Arbitral do Desporto (CAS) e um processo pendente no Tribunal Regional Superior de Colónia serão interrompidos.

"O acordo agora alcançado põe fim a esta situação mais do que stressante, especialmente para Nikola e para a sua família", afirmou Marc-Henrik Schmedt, Diretor Executivo da Handball Magdeburg. O acordo confirma a posição do clube e de Portner de que não houve dopagem intencional para melhorar o desempenho.

Portner pôde jogar pela equipa do treinador Bennet Wiegert após o levantamento da sua suspensão. Entre outras coisas, desempenhou um papel importante na conquista da Liga dos Campeões em junho, quando mostrou uma grande forma na meia-final contra o Barcelona.